Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
Palavras-chave:
Instituições Acadêmicas, Docentes, Inclusão Escolar, Perda Auditiva, CriançaResumo
auxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos.
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