Sistematização da Assistência de Enfermagem na perspectiva do docente/ Systematization of nursing assistance from the perspective of the teacher/ Sistematización de la atención de enfermería en la perspectiva del docente

Autores

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar como os docentes se preparam para ensinar a sistematização da assistência de enfermagem. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa, realizado em 2017, em uma instituição pública de ensino superior. Os dados foram coletados utilizando-se de entrevista semiestruturada e analisados pela análise do conteúdo. Resultados: o ensino da a sistematização da assistência de enfermagem provém desde a formação do professor até sua aplicabilidade em sala de aula. Os participantes do estudo consideram um desafio para esse ensino, em virtude do envolvimento de instituições de saúde para aplicabilidade desse aprendizado e muitas vezes, essas instituições inviabilizam a realização. Além disso, muitos discentes percebem esse conteúdo apenas como atividade extra, sem importância. O contato de muitos professores com esse conteúdo ocorre somente durante a graduação, o que dificulta posteriormente o ensino. Esses fatores prejudicam a implementação da sistematização da assistência de enfermagem tanto no contexto acadêmico como futuramente, no trabalho do enfermeiro. Considerações finais: conclui-se que durante a graduação as competências que regem este conteúdo são ensinadas em aulas teóricas e colocadas em práticas durante o estágio, porém há fragilidades no caminho que impossibilitam a consolidação do significado da a sistematização da assistência de enfermagem para o profissional.

Biografia do Autor

Micheline Midori Suzuki da Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Possui graduação em Direito pela União de Ensino Superior de Diamantino Ltda (2010). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil

Karina Nonato Mocheuti, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Marília, São Paulo (UNIMAR). Mestra em Educação pelo PPGEdu (UNEMAT), na Linha de Pesquisa Formação de professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Docente Assistente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Câmpus Universitário Francisco Ferreira Mendes de Diamantino, Mato Grosso. Coordenadora Local do Programa de Formação de Células Cooperativa (FOCCO) e Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS). Linhas de Pesquisa: Educação, Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem - Aprendizagem Cooperativa e Assistência de Enfermagem.

Grasiela Cristina Silva Botelho Silvestre, Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.

Graduada em Enfermagem pela União de Ensino Superior de Diamantino Ltda (2012). Especialização em Enfermagem Obstétrica e UTI Neonatal pela EduCareMT- Instituto de Pós-Graduação e Assessoria Superior de MT. Especialista em Docência Universitária pela FID - Faculdades Integradas de Diamantino. Mestra em Ambiente e Saúde área de concentração poluentes ambientais da água e solo e doenças relacionadas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2018). Docente da Graduação do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, Câmpus Universitário Francisco Ferreira Mendes de Diamantino, Mato Grosso.

Claudia Moreira de Lima, Universidade de Cuiabá - UNIC.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2014). Especialização em Urgência e Emergência e Gestão em Serviços Pré-Hospitalar pela Faculdade Afirmativo - FAFI (2016). Mestranda do Programa Ambiente e Saúde área de concentração poluentes ambientais da água e solo e doenças relacionadas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2017-2019). Ensino e Extensão na Área da Saúde e Enfermagem. Os projetos de extensão abrangem a prevenção e promoção da saúde.

Antonia Dinágila do Nascimento Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Bacharel em Enfermagem (2013/2017), Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus:Diamantino-MT

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Publicado

2019-06-01

Como Citar

Rocha, M. M. S. da, Mocheuti, K. N., Silvestre, G. C. S. B., Lima, C. M. de, & Ribeiro, A. D. do N. (2019). Sistematização da Assistência de Enfermagem na perspectiva do docente/ Systematization of nursing assistance from the perspective of the teacher/ Sistematización de la atención de enfermería en la perspectiva del docente. Journal Health NPEPS, 4(1), 144–152. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3356

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale