EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL “PEDRO ALBERTO TAYANO”
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2379Resumo
Esta pesquisa teve início com nossa inquietação diante de índices altos de reprovação e evasão escolar. Com a experiência universitária que tivemos e com os dados publicados pelo MEC/INEP/SEEC ficamos inquietos e preocupados diante dos resultados. O objetivo desse trabalho foi levantar os motivos que levaram os alunos entrevistados da escola pesquisada a desistir dos estudos no período entre 2009 a 2012. A escola nos forneceu um quadro que sistematiza os índices de reprovação no período. Em seguida fizemos uma comparação com os dados do MEC nos anos de 1996 e 1997 e, constatamos que os índices de reprovação da escola que pesquisamos foi elevadíssimo e bem superior ao da média nacional, a do Centro Oeste e de. Mato Grosso, no interstício. A discussão que fizemos sobre a temática foi subsidiada por Perrenoud (2001), Soares (2000), Haddad, Soares e Silva (2011), Delors (2001), Sawaia (1999), Guareschi (1999), França (2009 e 2011), Singer (1996), Ribeiro(1991), dentre outros. A modalidade de pesquisa que escolhemos para realizar esse estudo foi a quali- quantitativa. Os instrumentos utilizados foram observação, entrevista semi estruturada e questionário. Diante dos resultados obtidos, nossas análises apontaram que os motivos declarados pelos sujeitos dessa pesquisa compõem uma estatística nacional. A organização do mundo capitalista muito tem contribuído para elevar esses números de fracasso, evasão e exclusão escolar, apesar dos discursos políticos seguirem sempre a direção de valorização e investimento na educação. Essa foi, dentre outras, uma das contradições flagrantes dessa pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.