EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL “PEDRO ALBERTO TAYANO”

Autores

  • João Alves Corrêa UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2379

Resumo

Esta pesquisa teve início com nossa inquietação diante de índices altos de reprovação e evasão escolar. Com a experiência universitária que tivemos e com os dados publicados pelo MEC/INEP/SEEC ficamos inquietos e preocupados diante dos resultados. O objetivo desse trabalho foi levantar os motivos que levaram os alunos entrevistados da escola pesquisada a desistir dos estudos no período entre 2009 a 2012. A escola nos forneceu um quadro que sistematiza os índices de reprovação no período. Em seguida fizemos uma comparação com os dados do MEC nos anos de 1996 e 1997 e, constatamos que os índices de reprovação da escola que pesquisamos foi elevadíssimo e bem superior ao da média nacional, a do Centro Oeste e de. Mato Grosso, no interstício. A discussão que fizemos sobre a temática foi subsidiada por Perrenoud (2001), Soares (2000), Haddad, Soares e Silva (2011), Delors (2001), Sawaia (1999), Guareschi (1999), França (2009 e 2011), Singer (1996), Ribeiro(1991), dentre outros. A modalidade de pesquisa que escolhemos para realizar esse estudo foi a quali- quantitativa. Os instrumentos utilizados foram observação, entrevista semi estruturada e questionário. Diante dos resultados obtidos, nossas análises apontaram que os motivos declarados pelos sujeitos dessa pesquisa compõem uma estatística nacional. A organização do mundo capitalista muito tem contribuído para elevar esses números de fracasso, evasão e exclusão escolar, apesar dos discursos políticos seguirem sempre a direção de valorização e investimento na educação. Essa foi, dentre outras, uma das contradições flagrantes dessa pesquisa. 

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Publicado

2017-10-12

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL “PEDRO ALBERTO TAYANO”. (2017). Revista Moinhos, 2, 220. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2379