A CARREIRA DOCENTE E SUAS MÚLTIPLAS EXIGÊNCIAS

Autores

  • Marco Antonio da Costa Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas (UFMG). Especialista em Psicopedagogia Institucional e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN). Atua como professor de Língua Portuguesa no Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e como tutor a distância do curso de Letras Português da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2425

Resumo

Este artigo se propõe a apontar alguns elementos que constituem exigências apresentadas à carreira docente em três esferas básicas: na sala de aula, no campo sociopolítico e na vida pessoal. Trata-se de uma reflexão relevante para a compreensão da atual conjuntura na qual se insere o trabalho docente no Brasil. O texto objetiva refletir sobre a figura do professor em suas relações consigo mesmo, com o aluno e com a comunidade escolar e não escolar. Os pontos abordados servem para indicar a relevância do papel do educador que, mesmo vivenciando um conjunto crescente de dificuldades para a consecução de seu trabalho, destaca-se como um cidadão talhado para contribuir para a formação de uma realidade social renovada e, simultaneamente, renovadora. O texto descortina uma gama de situações desafiadoras e inevitáveis com as quais o professor se depara no exercício de sua ação tanto dentro dos limites da sala de aula quanto fora dela. 

Downloads

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, M. A. da. (2017). A CARREIRA DOCENTE E SUAS MÚLTIPLAS EXIGÊNCIAS. Revista Moinhos, 3, 01-19. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2425