A CARREIRA DOCENTE E SUAS MÚLTIPLAS EXIGÊNCIAS

Autores

  • Marco Antonio da Costa Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas (UFMG). Especialista em Psicopedagogia Institucional e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN). Atua como professor de Língua Portuguesa no Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e como tutor a distância do curso de Letras Português da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2425

Resumo

Este artigo se propõe a apontar alguns elementos que constituem exigências apresentadas à carreira docente em três esferas básicas: na sala de aula, no campo sociopolítico e na vida pessoal. Trata-se de uma reflexão relevante para a compreensão da atual conjuntura na qual se insere o trabalho docente no Brasil. O texto objetiva refletir sobre a figura do professor em suas relações consigo mesmo, com o aluno e com a comunidade escolar e não escolar. Os pontos abordados servem para indicar a relevância do papel do educador que, mesmo vivenciando um conjunto crescente de dificuldades para a consecução de seu trabalho, destaca-se como um cidadão talhado para contribuir para a formação de uma realidade social renovada e, simultaneamente, renovadora. O texto descortina uma gama de situações desafiadoras e inevitáveis com as quais o professor se depara no exercício de sua ação tanto dentro dos limites da sala de aula quanto fora dela. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CARREIRA DOCENTE E SUAS MÚLTIPLAS EXIGÊNCIAS. (2017). Revista Moinhos, 3, 01-19. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2425