A ESCUTA ANALÍTICA DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA COMO SUPORTE À ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Mariana de Campos Pereira Giorgion Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Psicanalista. Mestre e doutoranda em Educação.
  • Claudemir Belintane Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor Livre-docente FE/USP.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2478

Resumo

Apresentamos uma experiência com famílias de alunos que demonstravam dificuldades de letramento e baixa assiduidade. A pesquisa se inseriu na segunda etapa do projeto “Ensinando a Leitura a partir de Diagnósticos Orais”, desenvolvido em uma Escola Estadual de São Paulo. Nosso objetivo foi identificar algumas regras constitutivas do campo que se delineia entre família e escola. Os sujeitos centrais da pesquisa foram os pais das crianças atendidas pelo Grupo, identificados pela escola como “ausentes”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo a psicanálise e a linguística como referência. A análise indica que a intervenção precisa nas dificuldades singulares das crianças gera movimentos e promove alfabetização, entretanto a dinâmica institucional não singulariza o diagnóstico e sim generaliza a queixa. Nesse sentido, a escuta dos pais se apresentou como instrumento de elucidação de entraves emocionais que se refletem enquanto sintomas no letramento das crianças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Giorgion, M. de C. P., & Belintane, C. (2017). A ESCUTA ANALÍTICA DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA COMO SUPORTE À ALFABETIZAÇÃO. Revista Moinhos, (4), 20–39. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2478

Edição

Seção

Artigos