A ESCUTA ANALÍTICA DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA COMO SUPORTE À ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2478Resumo
Apresentamos uma experiência com famílias de alunos que demonstravam dificuldades de letramento e baixa assiduidade. A pesquisa se inseriu na segunda etapa do projeto “Ensinando a Leitura a partir de Diagnósticos Orais”, desenvolvido em uma Escola Estadual de São Paulo. Nosso objetivo foi identificar algumas regras constitutivas do campo que se delineia entre família e escola. Os sujeitos centrais da pesquisa foram os pais das crianças atendidas pelo Grupo, identificados pela escola como “ausentes”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo a psicanálise e a linguística como referência. A análise indica que a intervenção precisa nas dificuldades singulares das crianças gera movimentos e promove alfabetização, entretanto a dinâmica institucional não singulariza o diagnóstico e sim generaliza a queixa. Nesse sentido, a escuta dos pais se apresentou como instrumento de elucidação de entraves emocionais que se refletem enquanto sintomas no letramento das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.