O ENSINO DA GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS, LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO (2010)”

Autores

  • Eduardo Rodrigues Machado UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2491

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir as formas de abordagem gramatical propostos nos livros didáticos usados pela rede estadual de ensino de Tangará da Serra - MT, em sala de aula. Através da análise do livro didático português, literatura, gramática, produção de texto dos autores Sarmento e Tufano, lançado no ano de 2010, mais especificamente o capítulo 14, que trata dos verbos. Pretendemos averiguar o tipo de ensino e gramática proposto pela unidade, suas peculiaridades, as tendências de ensino e as mudanças positivas que podem ser observadas no ensino da Língua Portuguesa. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como ponto de partida o levantamento bibliográfico. Dessa forma, o trabalho está dividido em três capítulos: capítulo 1 apresentando os fundamentos teóricos de estudiosos (como Geraldi, Ilari, Britto, Travaglia, Possenti, Antunes entre outros) sobre as concepções de gramática, linguagem e ensino; capítulo 2, descrição estrutural e funcional dos verbos e o 3, análise do Corpus. A ideia para o trabalho surgiu no decorrer da realização dos Estágios de Língua Portuguesa e Literaturas, a partir da interrogação de como, na condição de futuros professores, pode ser a nossa prática em sala de aula, no tocante ao ensino da língua. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS, LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO (2010)”. (2017). Revista Moinhos, 4, 141. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2491