O ENSINO DA GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS, LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO (2010)”
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2491Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir as formas de abordagem gramatical propostos nos livros didáticos usados pela rede estadual de ensino de Tangará da Serra - MT, em sala de aula. Através da análise do livro didático português, literatura, gramática, produção de texto dos autores Sarmento e Tufano, lançado no ano de 2010, mais especificamente o capítulo 14, que trata dos verbos. Pretendemos averiguar o tipo de ensino e gramática proposto pela unidade, suas peculiaridades, as tendências de ensino e as mudanças positivas que podem ser observadas no ensino da Língua Portuguesa. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como ponto de partida o levantamento bibliográfico. Dessa forma, o trabalho está dividido em três capítulos: capítulo 1 apresentando os fundamentos teóricos de estudiosos (como Geraldi, Ilari, Britto, Travaglia, Possenti, Antunes entre outros) sobre as concepções de gramática, linguagem e ensino; capítulo 2, descrição estrutural e funcional dos verbos e o 3, análise do Corpus. A ideia para o trabalho surgiu no decorrer da realização dos Estágios de Língua Portuguesa e Literaturas, a partir da interrogação de como, na condição de futuros professores, pode ser a nossa prática em sala de aula, no tocante ao ensino da língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.