A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS: LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO – VOLUME 3 (2010)
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2460Resumen
Dentre os vários instrumentos metodológicos usados pela escola e pelo professor no processo de ensino-aprendizado, o livro didático é considerado o maior influência. Portanto, saber como esse instrumento metodológico aborda a questão da produção de texto e, se aborda com qualidade é de sua importância. Partindo desse pressuposto, propomos algumas reflexões sobre a maneira como o livro didático oferta isso aos alunos do 3o ano do ensino médio. Para isso, utilizamos o capitulo 16 do livro: Português: literatura, gramática e produção de texto de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano, adotado na rede pública e estadual no município de Tangara da Serra. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e interpretativo, baseada nas reflexões de autores como: GIRALDI, MEURER, ANTUNES e dentre outros que enfocam a produção textual e reflexões sobre a importância do ensino da produção textual e do livro didático. Escolheu-se como objeto de analise as abordagens do livro Português: literatura, gramática e produção de texto, no qual observa-se a existência de condições de produção textual. A proposta do manual didático é relevante, pois atende as determinações dos PCNs e dos pressupostos dos autores citados anteriormente.
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