OS LIMITES DA ESCOLA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2367Resumo
Essa pesquisa tem como objeto de estudo compreender quais os limites da escola no processo de socialização dos indivíduos. Nessa perspectiva, enfoca-se o processo de socialização dos indivíduos por meio da família e escola, ou seja, socialização primária e secundária. É na socialização primária que acontece o primeiro contato social do indivíduo, é nesse período que inicia em sua vida a formação social, sendo esse tipo de socialização considerado a mais importante, e é por meio deste que ocorre a socialização sequencial, a secundária, em que a escola é a principal responsável. Essa pesquisa objetiva compreender o processo de socialização secundário, ou seja, o processo de socialização escolar, a partir da primeira socialização que o indivíduo recebe a socialização primária e busca quais os limites da escola diante desse embate. A abordagem dessa pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como suporte metodológico o estudo de caso e os procedimentos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram questionários semiestruturados. A pesquisa foi realizada na Escola “João Monteiro Sobrinho”, no município de Nova Olímpia – MT, e os sujeitos pesquisados foram professores da referida escola. Por meio dos dados analisados, constatou- se que, embora a escola (educadores) muitas vezes atribui a responsabilidade de socializar os alunos apenas à família, percebe-se que isso não é possível, ambas as instituições têm sua parcela de participação nesse processo, porém, à escola tende a ter limitações em decorrência de vários fatores.
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