AFETIVIDADE NA RELAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO: UM ESTUDO DE CASO DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA “ESCREVO MEU FUTURO” DA USINAS ITAMARATI EM DENISE/MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2398Resumo
Esta pesquisa visa abordar a afetividade na relação educadores e educandos no Ensino de Jovens e Adultos do Programa Escrevo Meu Futuro da Usinas Itamarati no município de Denise/MT. Entende-se que a afetividade abrange vários aspectos e integra relações, permeadas pela emoção e a paixão, sentimentos essenciais ao processo de ensino/aprendizagem, pois considerando que o ambiente escolar é heterogêneo no que tange à diversidade de valores, conceitos, ideologias, salvo que a relação afetiva é significativa para a construção e desenvolvimento cognitivo. Assim, o objetivo geral é analisar as representações da afetividade na relação de educadores e educandos do Ensino de Jovens e Adultos do Programa Escrevo Meu Futuro. É uma pesquisa de cunho qualitativo, tomando o estudo de caso como apoio metodológico e instrumentos de coleta de dados, tais como: entrevista semiestruturada em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa são os educadores do 2o Ano do Ensino Médio e os educandos da referida turma. Os dados coletados foram problematizados pelo aporte teórico na interface das Ciências Sociais e Linguagem, tendo como parâmetros os conceitos, pensamento e linguagem, socialização, educação de jovens e adultos e o principal conceito: afetividade no processo de ensino/aprendizagem. Assim, foi possível compreender que as situações percebidas neste estudo, tais como: gestos, aceitações, motivações, interações, diferenças geracionais e as representações dos sujeitos observados apontam a importância da relação afetiva e cognitiva no processo da construção do conhecimento, pois estão interligados por um comprometimento tanto do educador quanto do educando num procedimentoininterruptodemotivaçãoparaoaprendizado.
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