FATORES DA AMBIÊNCIA ESCOLAR QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR: estudo de caso com alunos do Ensino Médio no Município de Barra do Bugres/MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2502Resumo
Esta pesquisa situa-se no campo de estudo da Linguagem e da Educação, na perspectiva da Sociologia da Educação. Teve como objetivo principal analisar os fatores da ambiência escolar que estão relacionados às dificuldades do processo de ensino-aprendizagem. Os pressupostos teóricos que mobilizam alguns conceitos a respeito de Escola, Educação, Família, Processo de Aprendizagem e Fracasso Escolar, são fomentados a partir de alguns teóricos, sendo os principais, Paulo Freire (1996), José Libâneo (2003), Pérsio Oliveira (2001), Carlos Brandão (2007), dentre outros. A pesquisa é de cunho qualitativo e estudo de caso, sendo que a técnica utilizada foi a coleta de dados por meio de um questionário aplicado para dez alunos de uma turma de primeiro ano e dez do terceiro ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Júlio Muller, da cidade de Barra do Bugres/MT. Percebeu -se por meio desta pesquisa que alguns fatores como a relação com a família, a relação professor/aluno bem como a postura do professor e algumas atribuições relacionadas ao fracasso escolar são evidentemente relevantes para que se possa estabelecer um olhar em relação à dificuldade de aprendizagem e até mesmo ao fracasso escolar. Entende-se que estes fatores estão diretamente implicados no processo de ensino-aprendizagem do educando.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.