ART SER DOCENTE: MEDIAÇÃO COM A TECNOLOGIA DO BRINCAR PEDAGÓGICO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Elisângela Canal Goldoni
  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Brincar. Brincadeiras. Reinventar. Resiliênciar. Tecnologia.

Resumo

Este artigo apresenta, a partir do relato da experiência de observação em Estágio
Supervisionado do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Mato
Grosso, os desafios em sala de aula, com o uso da tecnologia no planejamento, na
elaboração e nas práticas desenvolvidas com o brincar e a brincadeira presencial e
on-line infantil. Instigando a construção de um “novo” olhar aos profissionais. Sim, um
caminho novo, percorrido com o auxílio e acesso às ferramentas tecnológicas,
proporcionando resultados precisos, eficazes e satisfatórios aos mediadores e às
crianças, no “ensinar e aprender”, nesses tempos remotos pedagógicos. Afirmo que
não foi uma simples paginação de conteúdos em fascículos, mas sim a compreensão
do meu eu no eu das crianças, entre as diferentes fases/idades acompanhadas.

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Biografia do Autor

  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

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Recebido: 30/03/2022

Aprovado: 20/08/2022

Publicado: 01/01/2023

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Publicado

2023-02-20

Como Citar

ART SER DOCENTE: MEDIAÇÃO COM A TECNOLOGIA DO BRINCAR PEDAGÓGICO NO SÉCULO XXI. (2023). Revista De Comunicação Científica, 11(01). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/10877

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