ART A FOTOGRAFIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO APORTE PARA A AVALIAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO À DISTÂNCIA

Autores

  • Carla Maria Abido Valentini

Palavras-chave:

Fotografia Cientifica. Avaliação Virtual. Atividades Experimentais.

Resumo

A formação de futuros professores de química por meio do ensino a distância (EAD)
requer dos professores formadores uma atenção especial não só aos conteúdos
teóricos, mas à execução dos experimentos, que os capacitará como profissionais da
área de química. O objetivo deste trabalho foi apresentar como o recurso didático
Fotografia Científica de Observação serviu como aporte das avaliações virtuais na
disciplina Físico-química I, no curso EAD de Licenciatura em Química do IFMT,
durante o período de dez anos. Essa ferramenta despertou em muitos alunos uma
experiência pessoal e coletiva de pesquisar, propor adaptações e explicar fenômenos
observados com materiais de baixo custo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Bárbara. A fotografia como ferramenta auxiliar de avaliação no Ensino de Química à distância. In: Anais... XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016. Disponível em: www.eneq2016.ufsc.br/anais/lista_area_TIC.htm. Acesso em 10/12/2021.

BELZ, Carlos Eduardo. 2011. “A Fotografia Científica”. Site Lebio. Disponível em: http://lebioufpr.wixsite.com/lebio/single-post/2013/05/01/A-FotografiaCient%C3%ADfica . Acesso em 15/02/2022.

BRASIL, Resolução ANP no 9, de 7 de março de 2007. Estabelece o Regulamento Técnico que trata do controle da qualidade do combustível automotivo líquido adquirido pelo Revendedor Varejista para comercialização. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Resolução CNE/CES 8, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química . Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, seção 1, p.12, 2002.

CAMPANHOLI, Julie Anne Macedo. Fotografia e educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam, n. 7, 2014. Disponível em: http://delphosgp.com/primus_vitam/primus_7/julie.pdf. Acesso em 06/03/2022.

CAVALCANTE, Paulo Rocha; TELES, Antônio Miguel Branco; VALENTINI, Carla Maria Abido Valentini. Método alternativo na determinação do teor de etanol na gasolina de postos de combustíveis na região central de Várzea Grande – MT. Revista Medius (Revista Acadêmica do IFMT Primavera do Leste), v.2, n.2. p. 42-47, 2018.

CUNHA, Marcia Borin. A Fotografia Científica no Ensino: Considerações e Possibilidades para as Aulas de Química. Química Nova na Escola, v.40, n. 4, p. 232-240, 2018.

CUNHA, Marcia Borin; VOGT, Catherine G. A Fotografia em Atividade Experimental Investigativa de Química. Química Nova na Escola, v.44, n. 1, p. 65-75, 2022.

FARIA, Fabiola Cezar; CUNHA, Marcia Borin. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum, v. 38, n. 1, p. 57-64, 2016.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. 152p.

PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009. 172p.

PRETI, Oreste; ALONSO, Kátia Morosov. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005). Revista Educação Pública Cuiabá, v. 25, n. 59, p. 312-327, 2016.

SANAVRIA, Claudio Zarate. A Avaliação da aprendizagem na educação a distância: concepções e práticas de professores do ensino superior. 2008. 224p.

Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, MS, 2008.

VALENTINI, Carla Maria Abido. Videoaula sobre Estudo dos Gases: https://youtu.be/gVhP0LAMN_o

VALENTINI, Carla Maria Abido. Videoaula sobre Soluções Químicas: https://youtu.be/KTzOMFlQOnU

VALENTINI, Carla Maria Abido. Videoaula sobre Termoquímica: https://www.youtube.com/watch?v=698rOF2TH_o&t=5s

VALENTINI, Carla Maria Abido; ALMEIDA, Eliane Dias. Fisico-Quimica I. Material produzido pelo IFMT, 2011. 166 p.

WU, Hsin-Kai; KRAJCIK, Joseph S.; SOLOWAY, Elliot. Promoting understanding of chemical representations: students’ use of a visualization tool in the classroom. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 38, n. 7, p. 821-840, 2001.

Recebido: 17/04/2022

Aprovado: 30/11/2022

Publicado: 01/01/2023

Downloads

Publicado

2023-02-20

Como Citar

ART A FOTOGRAFIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO APORTE PARA A AVALIAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO À DISTÂNCIA. (2023). Revista De Comunicação Científica, 11(01). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/10887

Artigos Semelhantes

1-10 de 60

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.