ART EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: MAPEANDO INICIATIVAS E TRAJETÓRIAS EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Mariuza Aparecida Camillo Guimarães
  • Maria de Lourdes Silva

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/2003. Educação e relações étnico-raciais. Sistema de Ensino.

Resumo

O presente artigo aborda a educação para as relações étnico raciais sob a luz da Lei nº
10.639/2003, lida e interpretada e atualizada com a Lei nº 11. 645 de 2008, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena na Educação Básica. A metodologia aproximou-se da perspectiva histórica, utilizando-se da revisão de literatura e do estudo de fatos percebidos e vividos relativos ao tema. Dialogando com a teoria e prática, de modo a incluir em seus currículos a história e cultura africana e afro-brasileira, tendo por base leituras e posturas como de Cavalleiro (2005; 2006); Gomes (2006); Munanga (2005); Silva (2005, 2006); entre outras e outros. Desvela-se a partir do olhar cuidadoso e o mapeamento das medidas adotadas pelo sistema estadual de ensino em MS.

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Referências

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Recebido: 15/01/2023

Aprovado: 20/03/2023

Publicado: 01/05/2023.

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Publicado

2023-07-23

Como Citar

ART EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: MAPEANDO INICIATIVAS E TRAJETÓRIAS EM MATO GROSSO DO SUL. (2023). Revista De Comunicação Científica, 1(12). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11410

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