ART EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: MAPEANDO INICIATIVAS E TRAJETÓRIAS EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Mariuza Aparecida Camillo Guimarães
  • Maria de Lourdes Silva

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/2003. Educação e relações étnico-raciais. Sistema de Ensino.

Resumo

O presente artigo aborda a educação para as relações étnico raciais sob a luz da Lei nº
10.639/2003, lida e interpretada e atualizada com a Lei nº 11. 645 de 2008, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena na Educação Básica. A metodologia aproximou-se da perspectiva histórica, utilizando-se da revisão de literatura e do estudo de fatos percebidos e vividos relativos ao tema. Dialogando com a teoria e prática, de modo a incluir em seus currículos a história e cultura africana e afro-brasileira, tendo por base leituras e posturas como de Cavalleiro (2005; 2006); Gomes (2006); Munanga (2005); Silva (2005, 2006); entre outras e outros. Desvela-se a partir do olhar cuidadoso e o mapeamento das medidas adotadas pelo sistema estadual de ensino em MS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In. NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 93-110.

BORGES, Edson. et. ali. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002.

BRASIL. Lei n.º 3.353 de 13 de maio de 1888. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim3353.htm, acesso em 30 de junho de 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LBD Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Brasília: MEC, 2003.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 11 de março de 2008. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC17/06/2004.

BRASIL. Projeto a Cor da Cultura, 2006. Disponivel em: www.acordacultura.org.br, 01 de out. de 2009

COUTO, Mia in HERNANDEZ, Leila Leite. África na sala de aula. Visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

GOMES, Nilma Lino. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnicoraciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; UNESCO, 2012.

GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil hoje. São Paulo: Global Editora, 2006.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo – Racismo e anti-racismo. São Paulo: Editora 34,1995.

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. A Implementação da Lei Nº 10.639/2003 no Estado de Mato Grosso do Sul e a Formação Continuada de Professores: uma perspectiva emancipatória e Decolonial. In Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017.

MATO GROSSO DO SUL, Parecer Orientativo nº 131/2005 - CEE/MS. Disponível em: http://www.cee.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/par-131-20051.pdf, acesso em 30 de jun. de 2021

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Censo Escolar: Matrícula por Etapa e Modalidade de Ensino, 2019.

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil hoje. São Paulo: Global Editora, 2006.

PRUDENTE, Eunice. Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é negra. USP. Faculdade de Direito. Coluna Educação e Direitos, Ribeirão Preto – SP, 31/07/2020.

PORFÍRIO, Francisco. "Racismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm. Acesso em 29 de maio de 2021.

SANTOS, Sales Augusto. A Lei nº 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do movimento negro. Brasilia: MEC/BID/UNESCO, 2005.

SILVA, Maria de Lourdes Silva. Ações Afirmativas na Educação Superior - Algumas Experiências de Cotistas Negros em Cursos de Graduação UEMS/CG. In Relatóriodo Projeto de Pesquisa. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Dourados, 2018.

SILVA, Maria de Lourdes Silva. Diversidade, Cidadania e Educação das Relações Étnico-raciais: a Afrodescendência Negra. In Lacerda, Léia Teixeira e Pinto, Maria Leda. Educação, Diversidade e Cidadania: Sujeitos e Saberes dos Processos e das Práticas Pedagógicas. Dourados – MS, Editora UEMS, 2011.

UNICEF, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos, acesso em 30 de mai. de 2021

Recebido: 15/01/2023

Aprovado: 20/03/2023

Publicado: 01/05/2023.

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

ART EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: MAPEANDO INICIATIVAS E TRAJETÓRIAS EM MATO GROSSO DO SUL. (2023). Revista De Comunicação Científica, 1(12). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11410

Artigos Semelhantes

1-10 de 208

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.