ART A CRISE DO CAPITAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

  • William James Vendramini
  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

Palavras-chave:

Crise. Estado. Política. Educação.

Resumo

Este estudo visa realizar uma síntese dos principais elementos que provocaram a crise no capital moderno, focando em conceitos basilares sobre estado e política, com elementos que descrevem as políticas públicas educacionais no Brasil a partir dos anos de 1980, uma vez que a crise do estado moderno, ocasionou mudanças profundas na estrutura política global, resultando em alterações nas condutas ideológicas e no surgimento de outras formas de governo a partir de políticas neoliberalismo. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, para explorar informações e conceitos com elementos qualitativos. Os resultados apontam que houve no Brasil uma restruturação política, passando para o neoliberalismo, alterando a estrutura da educação, gerando política públicas para a educação embasados em parâmetros de países europeus e norte-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRÚCIO, L. F. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnósticos e propostas de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, R. P. de; SANTANA, W. (Orgs.). Educação e Federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade.

Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/unesco/educacao_federalismo.pdf

Acesso 30 de jun de 2021.

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de ciência política e teoria geral do estado. São Paulo: Celso de Bastos, 2004.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do estado. São Paulo: Saraiva, 2011.

DANNER Leno Francisco. Habermas e Giddens sobre a crise da esquerda ocidental: considerações em torno à crise do Estado de bem-estar social. Revista Estudos Filosóficos nº 9. 2012

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, Cap 14: Governo e política. 2005.

GRAMSCI, Antonio. O moderno príncipe. In: Maquiavel, a política e o estado

moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

HARVEY, D. O neoliberalismo – história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, Cap. 3, O Estado Neoliberal. 2008.

HARVEY, David. A teoria marxista do Estado Cap. III. In: A produção capitalista do espaço. David Harvey. - São Paulo: Anablume, p. 75 – 94, 2005.

HAYEK, F. A. O caminho da servidão. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; Instituto Liberal, 1987.

MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2010.

MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete descentralização do ensino. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/descentralizacao-do-ensino/>.

Acesso em 08 jul 2021.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, Cáp. 3, “Política e Ideologia”, 2004.

MÉZSÁROS, I. A montanha que devemos conquistar. São Paulo: Boitempo A ordem sociometábolica do capital e o Estado em falência; conclusão, 2015.

PANIAGO, Maria Cristina Soares (org.). Marx, Mészáros e o Estado. São Paulo: Instituto Luckács. Keynesianismo, neoliberalismo e os antecedentes da “crise” do Estado, 2012.

SAVIANI. D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 44 maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a13.pdf Acesso 01 de jun de 2021.

Recebido: 15/03/2023

Aprovado: 28/03/2023

Publicado: 01/05/2023

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

VENDRAMINI, W. J., & FERNANDES, M. D. E. (2023). ART A CRISE DO CAPITAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. Revista De Comunicação Científica, 1(12). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11416