ART O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS DE JUARA-MT EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Estágio supervisionado. Ambientes não Escolares. Pandemia.Resumo
Durante a pandemia da COVID-19 o Estágio em Ambientes Não Escolares foi realizado remotamente no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS de Juara-MT que tem como objetivo atender por meio de projetos as famílias vulneráveis socioeconomicamente. No estágio, propomos oficina de construção de móveis de papelão a fim de atender as famílias de baixa renda, para melhorar a aproximação e a interação entre o grupo de estagiárias e os participantes da oficina, utilizamos a plataforma WhatsApp para criar o grupo fictício do projeto “TransformArte" para enviar os links dos vídeos aulas gravadas antecipadamente e hospedadas na plataforma do Youtube para posteriores visualizações pelos alunos.
Downloads
Referências
ALVES. Elaine Jesus. FARIA, Denilda Caetano de. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: lições aprendidas e compartilhadas. e-ISSN nº 2447-4266 Vol. 6, n. 2, abril-junho. 2020.
BRASIL, Metodologias ativas e a sua relação com o ambiente facilitador de aprendizagem. 2019, Governode Mato Grosso.
BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Publicado em: 26/05/2017 | Edição: 100 | Seção: 1 | Página: 3.
CONEPE. RESOLUÇÃO Nº 029/2012/CONEPE: Dispõe sobre o Estágio Curricular Supervisionado dosCursos de Graduação de Licenciatura da UNEMAT.
LOPES, Ana Claudia Fernandes. LEANDRO, Emily Francisco. BOMFIM, Ashylei Capaci. DIAS, Amanda Larissa. A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UM ESPAÇO ALTERNATIVO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25198_12669.pdf. Acesso em: 14 jul.
MATO GROSSO. Universidade do Estado de Mato Grosso. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 2014.
MORAN, Jose Manuel. Desafios da televisão e vídeo à escola, 2008. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/introdutorio/pdf/Desafios_da_TV.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.
MORAN, Jose Manuel. O vídeo na sala de aula. São Paulo, 1995.
PASINI, Carlos Giovani Delevati. CARVALHO, Élvio de. ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMASCONSIDERAÇÕES. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao- 09-
Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Carmem Silva Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, SP: Autores associados, 1999.
SILVA, Haíla Ivanilde. GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3326. Acesso em: 14 jul. 2021.
Recebido: 14/01/2022.
Aprovado: 21/03/2022.
Publicado: 01/05/2023.