ART O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SEGUNDO CICLO DA ESCOLA CICLADA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marfa Magali Roehrs
  • Andressa Fernanda Santos Oliveira

Palavras-chave:

Escola Ciclada. Ação Pedagógica. Educação Matemática.

Resumo

Esta pesquisa investiga o ensino de matemática no segundo ciclo da Escola Ciclada, com foco na mudança de abordagem de transmissão de conteúdos para uma abordagem mais interativa e moderna. O estudo de caso é realizado na Escola Estadual Wilson de Almeida em Nova Olímpia-MT, analisando o processo de ensino dos professores de matemática e identificando aspectos convergentes e divergentes em relação à proposta da escola ciclada. Também é abordado o surgimento e implantação da Escola Ciclada em Mato Grosso. A pesquisa utiliza conceitos de concepções de aprendizagem, a proposta da Escola Ciclada e discute a Educação Matemática nesse contexto. Os dados são coletados por meio de questionários e observações em sala de aula, sendo tabulados, analisados e utilizados para a conclusão da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. – Porto Alegre: Artes Médias, 1998.

BOTH, Sérgio José; SIQUEIRA, Claudineide J. de Souza. Metodologia científica faça fácil a sua pesquisa. Tangará da Serra, Mato Grosso: São Francisco, 2004.

FALCÃO, Jorge Tarcisio da Rocha. Psicologia da Educação Matemática: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FLICK, Uwe. Uma introdução a pesquisa qualitativa/ Uwe Flick; trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREITAG, Bárbara (organizadora) Piaget: 100 anos. São Paulo: Cortez, 1997.

GOMES, Cristiano Mauro Assis. Feuerstein e a Construção Mediada do Conhecimento/ Cristiano Mauro Assis Gomes – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

Oliveira, Andressa Fernanda; Santos. O ensino de matemática no segundo ciclo da escola ciclada: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Marfa Magali Roehrs.

REGIMENTO Escolar Escola Estadual “Wilson de Almeida”, 2006.

REGIMENTO Escolar Escola Estadual “Wilson de Almeida”, 2003.

SEDUC - Cuiabá 2001. 2 ed. MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Escola Ciclada de Mato Grosso Novos tempos e espaços para ensinar - aprender a sentir, ser e fazer.

SAMPIERI, R.H. Metodologia de la Investigación. México: Mc Graw Hill,1998.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Recebido: 15/12/2022

Aprovado: 20/02/2023

Publicado: 01/05/2023

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

ROEHRS, M. M., & OLIVEIRA, A. F. S. (2023). ART O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SEGUNDO CICLO DA ESCOLA CICLADA: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Comunicação Científica, 1(12). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11421