ART DANÇAS TRADICIONAIS DE PARATY: EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA QUE GARANTIU JUSTIÇA SOCIAL EM RELAÇÃO AOS SABERES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E CAIÇARAS NA ESCOLA ANTES E DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Cátia Pereira Duarte
  • Vitor Tadeu Paiva Silva

Palavras-chave:

Justiça social. Danças tradicionais. Educação física. Escola pública.

Resumo

As atividades do Projeto Coletivo de Trabalho do Colégio de Aplicação João XXIII de Juiz de Fora permitiram que os formandos do Ensino Médio analisassem as aulas de Educação Física voltadas para justiça social dos conteúdos. Este trabalho pretende divulgar o processo de desenvolvimento de três aulas de danças tradicionais da região de Paraty (RJ) no modelo presencial e no virtual. Por meio de um estudo etnográfico com cento e oitenta formandos e dois professores, analisou-se o diário de campo de cinco estagiários pela linha interpretativa da Antropologia Social. Concluiu-se que, a partir da interculturalidade crítica para abordar os
saberes indígenas, quilombolas e caiçaras, os sujeitos foram motivados a repensar suas posturas e, consequentemente, transformar o ensino desta disciplina.

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Recebido: 09/04/2023

Aprovado: 30/04/2023

Publicado: 01/05/2023

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Publicado

2023-07-23

Como Citar

ART DANÇAS TRADICIONAIS DE PARATY: EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA QUE GARANTIU JUSTIÇA SOCIAL EM RELAÇÃO AOS SABERES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E CAIÇARAS NA ESCOLA ANTES E DURANTE A PANDEMIA. (2023). Revista De Comunicação Científica, 1(12). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11423

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