ART A MECANIZAÇÃO LEITEIRA NA ESCOLA ESTADUAL TERRA NOVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA II MOSTRA CIENTÍFICA E I OLÍMPIADA NACIONAL DE POVOS TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

Autores

  • Igor Narcizo Cardoso
  • Gabriel Schweder de Souza
  • Ana Claudia Taube Matiello
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Mecanização leiteira. Olímpiada. Estudantes.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar a mecanização leiteira na Escola Estadual Terra Nova, por meio do relato de experiência dos estudantes para a II Mostra Científica e I Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas. Este evento auxilia na escrita e na formação acadêmica de estudantes do ensino médio. Como método, usamos a bibliografia e a observação participante. Dessa forma, procuramos explicar para os estudantes a participação da escola no evento e a relevância do progresso tecnológico na produção de leite. Finalmente, procuramos compreender como o evento e a escrita do trabalho influenciam o desenvolvimento dos estudantes ao longo da sua trajetória acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

BERNARDINO, K. Ordenha: conheça os principais tipos. 7 jun. 2021. MF Magazine, Disponível em: <https://blog.mfrural.com.br/ordenha-tipos/>. Acesso em: 10 jan. 2023.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p.60-81, Jan./Jun. 2003. Disponível em: <https://www.gepec. ufscar.br/publicacoes/educacao-no-campo/a-escola-do-campo-em-movimento.pdf> Acesso em: 16 dez. 2022.

CAPPELLI, Sandro et al. A importância das boas práticas de ordenha na produção de leite cru refrigerado. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, ed. 07, v. 13, pp. 79-102. jul. 2019. ISSN: 2448-0959.

Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/zootecnia/producaode-leite>. Acesso em: 01 jun. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. In: DESLANDES, Suely Ferreira (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ORDOLFF, D. Introduction of electronics into milking technology. Computers and eletronichs into milking technology. v.30. February 2001. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/S0168-1699(00)00161-7>. Acesso em: 10 jun.2022.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Curso técnico em agroecologia. Escola Estadual Terra Nova, Terra Nova do Norte, 2019.

PRONACAMPO. Programa Nacional de Educação do Campo. Documento Orientador. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações ÉtnicoRaciais/DPECIRER Coordenação Geral de Políticas de Educação do Campo/CGPEC. Ministério da Educação, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13214-documento-orientador-do-pronacampo-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 10 jan. 2023.

ROSSING, W. et al. Wageningen Journal of Life Sciences, v. 45, n. 1, p.15-31, 1997. Disponível em: http://www.americanartifacts.com/smma/milker/ milker.htm>. Acesso em: 16 jun. 2022.

SILVI, Rebeca Ribeiro et al. Pecuária leiteira de precisão: sistemas de ordenhas robotizadas. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2018.

VAN VLECK, R. Early Cow Milking Machines, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 jun.2022.

Recebido: 08/03/2023

Aprovado: 21/04/2023

Publicado: 01/05/2023

Downloads

Publicado

2023-07-23

Como Citar

CARDOSO, I. N., SOUZA, G. S. de, MATIELLO, A. C. T., & PEREIRA, L. da C. P. (2023). ART A MECANIZAÇÃO LEITEIRA NA ESCOLA ESTADUAL TERRA NOVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA II MOSTRA CIENTÍFICA E I OLÍMPIADA NACIONAL DE POVOS TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS. Revista De Comunicação Científica, 1(12). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11429

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>