ART FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, SENTIDOS IDENTITÁRIOS E PRÁTICA DOCENTE: INTERLOCUÇÕES NARRATIVAS ENTRE BRASIL E ESPANHA
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Formação continuada. Educação Superior. Pesquisa narrativa.Resumo
Este estudo fundamenta-se na literatura sobre educação superior, desenvolvimento
profissional docente, pesquisa narrativa e processos docentes identitários, e vislumbrou compreender as implicações da formação continuada nos processos identitários e nas práticas de ensino de professores universitários brasileiros e espanhóis, por meio da pesquisa narrativa. Foram submetidos a entrevistas narrativas, 07 professores brasileiros e 03 espanhóis. Apesar de díspares, as duas realidades apresentaram similitudes fundantes, relacionadas à precarização do cenário formativo e às ofertas formativas. Cogita-se uma necessária reflexão e abertura ao diálogo horizontal que considere as experiências docentes e o diálogo narrativo entre os envolvidos.
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Recebido: 07/08/2023
Aprovado: 10/08/2023
Publicado: 01/09/2023