ART FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, SENTIDOS IDENTITÁRIOS E PRÁTICA DOCENTE: INTERLOCUÇÕES NARRATIVAS ENTRE BRASIL E ESPANHA

Autores

  • Mauro José de SOUZA
  • Filomena Maria de Arruda MONTEIRO
  • José Ignácio Rivas FLORES

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação Superior. Pesquisa narrativa.

Resumo

Este estudo fundamenta-se na literatura sobre educação superior, desenvolvimento
profissional docente, pesquisa narrativa e processos docentes identitários, e vislumbrou compreender as implicações da formação continuada nos processos identitários e nas práticas de ensino de professores universitários brasileiros e espanhóis, por meio da pesquisa narrativa. Foram submetidos a entrevistas narrativas, 07 professores brasileiros e 03 espanhóis. Apesar de díspares, as duas realidades apresentaram similitudes fundantes, relacionadas à precarização do cenário formativo e às ofertas formativas. Cogita-se uma necessária reflexão e abertura ao diálogo horizontal que considere as experiências docentes e o diálogo narrativo entre os envolvidos.

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Recebido: 07/08/2023

Aprovado: 10/08/2023

Publicado: 01/09/2023

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

SOUZA, M. J. de, MONTEIRO, F. M. de A., & FLORES, J. I. R. (2023). ART FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, SENTIDOS IDENTITÁRIOS E PRÁTICA DOCENTE: INTERLOCUÇÕES NARRATIVAS ENTRE BRASIL E ESPANHA. Revista De Comunicação Científica, 1(13). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11679

Edição

Seção

Artigos