ART EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES, MT

Autores

  • Glory Lojanine Palocio TOMICHA
  • Vanessa Isabely Gonçalves ROJAS
  • Jussara CEBALHO
  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Educação. Interculturalidade. Alunos bolivianos.

Resumo

Esta pesquisa teve o propósito de participar da I Olimpíada Nacional Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas de Mato Grosso (2022) e visou discutir sobre a percepção dos estudantes bolivianos, acerca das relações interculturais em uma escola
pública situada na cidade de Cáceres, MT. Por meio de pesquisa bibliográfica, de perguntas às entrevistas com os alunos bolivianos, além de relatos de duas das autoras, que também são alunas bolivianas, chegou-se ao roteiro deste artigo. Como resultado deste estudo, constatou-se que a legislação dá uma ampla gama de direitos em relação ao acesso à educação; no entanto, há uma série de dificuldades, sobretudo burocráticas, que desestimulam alguns estudantes, que preferem negar a sua origem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

AMARAL, Ana Paula Martins; ARAÚJO, Mayara da Costa Baís. Migrações bolivianas: Mato Grosso do Sul, destino ou passagem? Revista Rascunhos Culturais. v. 12, n.23, p. 239-253, jan./jun. Coxim, MS, 2021. Disponível em: <7804-Texto do artigo68417-1-10-20230105.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2022.

CÁCERES e MATIAS. Disponível em: <https://www.google.com/searchsan+matias+e+caceres>. Acesso em: 03 jun. 2022.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação intercultural: entre afirmações e desafios. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria Ferrão (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 1998.

CANDAU, Vera Maria. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 125-161, 2002. Disponível em: <https://biblat.unam.mx/pt/revista/educacao-sociedade/articulo/sociedade-cotidiano-escolare-culturas-uma-aproximacao> Acesso em: 03 jun. 2022.

CASTRO, Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LIMITE BRASIL-BOLÍVIA Disponível em: <https://www.researchgate.net/figure/Limite-Brasil-Bolivia-Rodovia-que-liga-Caceres-aos-municipios-de-San_336066351> Acesso em: 03 jun. 2022.

MATO GROSSO DO SUL tem sete cidades-gêmeas na fronteira, aponta portaria. G1. 20 jul. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/mato-grosso-dosul/noticia/2016/07/mato-grosso-do-sul-tem-sete-cidades-gemeas-na-fronteiraaponta-portaria.html> Acesso em: 03 jun. 2022.

MATO GROSSO. Resolução n. 002/2019 – CEE, MT. Fixa normas para oferta de Educação Básica para estrangeiros imigrantes, ingressantes no sistema Estadual de Ensino. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Cuiabá, 27 de fevereiro de 2019. D.O.E. Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In DESLANDES, Suely Ferreira; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social. Petrópolis. RJ: Vozes, 2009.

PÊGO FILHO, Bolívar (Coord.); MOURA, Rosa; NUNES, Maria. Estudo técnico sobre a viabilidade de criação da “cidade gêmea” Cáceres (Brasil) – San Matías (Bolívia). Repositório do Conhecimento do IPEA, Brasília, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9904> Acesso em: 03 jun. 2022.

PEREDO, Yasmina Vaca; OLIVEIRA, Léa da Cunha; CEBALHO Jussara. Arte na escola: transformando corpos e vidas In: PEREIRA, Lisanil da da Conceição Patrocínio; FERREIRA, Evaldo; FERREIRA, Waldineia Antunes Alcântara (Org.).

Diversidade e sustentabilidade do ambiente e do cidadão (cidadão, pessoa, gente). Curitiba, PR: CRV, 2022.

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação na fronteira: o caso Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY). Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, UFMS, v. 18, n. 36, p. 93-106, 11. Disponível em:

//periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3015> Acesso em: 03 jun. 2022.

PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. A expansão da fronteira agrícola e a realidade da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde, MT. Revista matogrossense de Geografia. Cuiabá: EduFMT, 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geografia/article/view/13953> Acesso em: 03 jun. 2022.

TARGIONI, Paolo. Linhas que separam, linhas que unem: percepção da fronteira na cidade de Cáceres, MT. 234 f. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, SP, 2020. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2022.

Recebido: 25/07/2023

Aprovado: 09/08/2023

Publicado: 01/09/2023

Downloads

Publicado

2023-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ART EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES, MT. (2023). Revista De Comunicação Científica, 1(13). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11680

Artigos Semelhantes

1-10 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>