ART EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES, MT
Palavras-chave:
Educação. Interculturalidade. Alunos bolivianos.Resumo
Esta pesquisa teve o propósito de participar da I Olimpíada Nacional Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas de Mato Grosso (2022) e visou discutir sobre a percepção dos estudantes bolivianos, acerca das relações interculturais em uma escola
pública situada na cidade de Cáceres, MT. Por meio de pesquisa bibliográfica, de perguntas às entrevistas com os alunos bolivianos, além de relatos de duas das autoras, que também são alunas bolivianas, chegou-se ao roteiro deste artigo. Como resultado deste estudo, constatou-se que a legislação dá uma ampla gama de direitos em relação ao acesso à educação; no entanto, há uma série de dificuldades, sobretudo burocráticas, que desestimulam alguns estudantes, que preferem negar a sua origem.
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Recebido: 25/07/2023
Aprovado: 09/08/2023
Publicado: 01/09/2023