ART EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES, MT

Autores

  • Glory Lojanine Palocio TOMICHA
  • Vanessa Isabely Gonçalves ROJAS
  • Jussara CEBALHO
  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Educação. Interculturalidade. Alunos bolivianos.

Resumo

Esta pesquisa teve o propósito de participar da I Olimpíada Nacional Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas de Mato Grosso (2022) e visou discutir sobre a percepção dos estudantes bolivianos, acerca das relações interculturais em uma escola
pública situada na cidade de Cáceres, MT. Por meio de pesquisa bibliográfica, de perguntas às entrevistas com os alunos bolivianos, além de relatos de duas das autoras, que também são alunas bolivianas, chegou-se ao roteiro deste artigo. Como resultado deste estudo, constatou-se que a legislação dá uma ampla gama de direitos em relação ao acesso à educação; no entanto, há uma série de dificuldades, sobretudo burocráticas, que desestimulam alguns estudantes, que preferem negar a sua origem.

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Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

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Recebido: 25/07/2023

Aprovado: 09/08/2023

Publicado: 01/09/2023

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

TOMICHA, G. L. P., ROJAS, V. I. G., CEBALHO, J., & PEREIRA, L. da C. P. (2023). ART EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES, MT. Revista De Comunicação Científica, 1(13). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11680

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