ART O NOVO ENSINO MÉDIO E O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Autores

  • Aline Fernanda Ventura Sávio LEITE
  • Joyce Mary ADAM

Palavras-chave:

Ensino Médio. Pluralidade. Neoliberalismo. Escola pública.

Resumo

Este artigo é parte das discussões de uma pesquisa de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP campus Rio Claro SP e possui o objetivo de trazer as discussões acadêmicas e científicas que norteiam a temática “O novo Ensino Médio e o Componente Curricular Projeto de Vida”. Utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica. O novo Ensino Médio aprovado pela Lei nº 13.415/2017 possui uma proposta de ensino que evidencia o protagonismo juvenil o qual propõe no componente curricular Projeto de Vida o direcionamento para o jovem colocar em prática esse protagonismo. Todavia, concluiu-se que esta proposta parte de uma educação neoliberal, a qual corrobora com a exclusão social, pois sua efetivação, não contempla os mais diversos contextos escolares do sistema educacional brasileiro e a pluralidade de juventudes que o compõem.

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Recebido: 09/06/2023

Aprovado: 30/06/2023

Publicado: 01/09/2023

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

LEITE, A. F. V. S., & ADAM, J. M. (2023). ART O NOVO ENSINO MÉDIO E O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA. Revista De Comunicação Científica, 1(13). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11682

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