ART O DESENHO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA AS DESCOBERTAS E PARA A APRENDIZAGEM

Autores

  • Luciana Mendes TAMANÁ
  • Ronélia do NASCIMENTO

Resumo

Esta pesquisa foi feita com crianças do povo Munduruku do 1º a 3º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Indígena Krixi Barompô. O foco foi trabalhar com desenhos para compreender a aprendizagem da criança, pois o desenho é uma maneira pela qual a criança se comunica e expressa seus sentimentos, enquanto instrumento de avaliação dos aspectos cognitivos, o desenho é entendido como expressão dos aspectos do desenvolvimento, onde existe um típico ciclo infantil que pode ser analisado partindo-se da produção gráfica. A atividade promove diversas aprendizagens, pois a criança desenvolve um conjunto de habilidades para dar forma ao que foi vivenciado. Por esta razão, os/as professores/as devem ser habilitados para incentivar a relevância dessa prática em todas as faces da alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli E.D.A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MELIÁ, Bartolomeu. Educação indígena na escola. Caderno CEDES, Campinas, v. 19, n. 49, p. 11-17, dez. 1999.

MÈREDIEU, Florence de. O Desenho Infantil. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

PERONDI, José Dário. Processo de alfabetização e desenvolvimento do grafismo infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

Recebido: 14/04/2023

Aprovado: 30/07/2023

Publicado: 01/09/2023

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

TAMANÁ, L. M., & NASCIMENTO, R. do. (2023). ART O DESENHO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA AS DESCOBERTAS E PARA A APRENDIZAGEM. Revista De Comunicação Científica, 1(13). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11688

Edição

Seção

Artigos