ART LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA:O QUE REVELAM AS PESQUISAS?

Autores

  • Beatriz Silva Holland BREGOCHI
  • Sheila Denize GUIMARÃES

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Laboratório de Ensino da Matemática. Formação de Professores.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar as contribuições de teses e dissertações relativas à importância do Laboratório de Ensino da Matemática (LEM) e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem da matemática e à formação de professores. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados indicam que: 1) o LEM possui impacto na aprendizagem e é um ambiente que proporciona infinitas possibilidades de se aprender os desafios matemáticos; 2) incluir discussões nos cursos de formação docente sobre o uso do Laboratório de Ensino de Matemática possibilitam que novas práticas sejam instauradas em relação ao ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. (Ed.). Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Editora UFMS, 2005.

BERMUDES, Filipe Pinel, O Laboratório de Ensino de Matemática nas Práticas do 4º Ciclo do Ensino Fundamental. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas sobre o país. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) Resultados do Pisa. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2018/pisa_2018_brazil_prt.pdf> Acesso em: 18 set. 2022.

BRITO, Leonardo Lira de. Laboratório de Matemática no museu: Usos e perspectivas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2016. 134f.

CARVALHO. Diana vieira de. Laboratório de ensino de matemática: aplicação de recursos pedagógicos para o ensino de função e trigonometria. 2016.

FREITAS, Acácio de Lima. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma proposta para licenciatura em matemática e a utilização de jogos de recorrência. 2015.

FIGUEIREDO. Michele de Oliveira Ribeiro. Estruturando e investigando o funcionamento do Laboratório de Educação Matemática e Educação Financeira (LABMAT-EF). 2017.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. Edição Revisada. São Paulo: Autores Associados, 2009.

HERINGER, Giovana Madalena Michels. Laboratório de ensino de Matemática: do projeto às primeiras atividades. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias. 2020.115f.

JARSKE, Erica de oliveira. Práticas de laboratório: uma análise dos entendimento(s) e uso(s) apontados por professores de matemática em AracajuSE. 2014.

LIMA, Mariana de Avelar Galvino. As potencialidades didáticas do Laboratório de ensino de Matemática para a Álgebra escolar. 2018.

Dissertação de mestrado- Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

LORENZATO, Sergio. (org.). O Laboratório de Ensino da Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

MONHOL, Anderson Lorenzoni. Oficinas de geometria para o ensino fundamental.

130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) Universidade de Brasília, Brasília.

OLIVEIRA. Renata Rodrigues de Matos. Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente. 2017.

PASSOS, Carmem Lucia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (org): O laboratório de ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

PINTO. Nayara Katherine Duarte. O uso do Laboratório de Ensino de Matemática na formação de licenciandos em Matemática. 2020.

SILVA. Américo Junior Nunes da. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) —Universidade de Brasília, Brasília. 2014. 196 f.

SILVA, Anelândia Maria da Conceição. Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário. 2019. 263f.

Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) -Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SILVA, Renata Lourinho da. Jogos concretos no laboratório de ensino da matemática na formação de professores na educação à distância. 2016. 87 f.

Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.

TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Recebido: 10/08/2023

Aprovado: 12/08/2023

Publicado: 01/09/2023

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

BREGOCHI, B. S. H., & GUIMARÃES, S. D. (2023). ART LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA:O QUE REVELAM AS PESQUISAS?. Revista De Comunicação Científica, 1(13). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/11689

Edição

Seção

Artigos