CURRÍCULO AGROECOLÓGICO NA ESCOLA ESTADUAL JUPORIJUP-POVO KAYABI: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA LATINO AMERICANA.

Autores

  • Wesley Manuel da SILVA
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA

Resumo

Há no contexto Latino Americano uma emergência dos povos indígenas que são visibilizadas nos movimentos indígenas e nas conquistas no campo da educação, saúde e demarcação dos seus territórios. Mas, há também no Brasil um movimento da elite dominante e do capital em fazer com que muitos direitos não continuem sendo assegurados. A Educação Escolar Indígena é uma conquista dos movimentos indígenas. Conquista em ter professores/as indígenas, escolas indígenas, e, formação específica para professores indígenas. Nesse sentido, o desafio é a construção de um currículo diferenciado. A disciplina agroecologia perpassa o currículo escolar indígena. O objetivo desta pesquisa foi de compreender o papel da escola (disciplina agroecologia e saberes indígenas) na formação escolarizada das crianças e jovens da escola Juporijup, considerando a forma pedagógica do trabalho escolar e as relações com a cotidianidade e a cultura da aldeia. Para a execução desta investigação os pilares questionadores foram: Como é trabalhada a agroecologia na escola? Existem materiais específicos? Quais as relações com a comunidade? A pesquisa é qualitativa com abordagem antropológica e etnográfica, com o uso da observação participante, entrevista, uso do caderno de campo e recursos fotográficos. A pesquisa apontou que a disciplina de agroecologia encontra-se em construção e uma das dificuldades se insere na formação dos professores. O avanço pedagógico identificado é que há um trabalho de coletividade na construção da mesma e participam as pessoas da comunidade. É um trabalho compartilhado fundamentado no etnoconhecimento, porém, com busca e aplicações de práticas e compreensões de outras culturas. Ou seja, há uma relação entre as vivências do dia a dia com a agroecologia.


Palavras-Chave: Movimento indígena, Educação escolar indígena, Agroecologia.

Downloads

Publicado

10/08/2016

Como Citar

SILVA, W. M. da, & FERREIRA, W. A. de A. (2016). CURRÍCULO AGROECOLÓGICO NA ESCOLA ESTADUAL JUPORIJUP-POVO KAYABI: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA LATINO AMERICANA. Revista De Comunicação Científica, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/1390

Edição

Seção

Capítulos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>