AÇÃO PEDAGÓGICA NAS CRECHES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maiara Daiane da Silva OLGADO
  • Elizabeth Ângela dos Santos TORSI

Resumo

O presente resumo tem como finalidade delinear reflexões teóricas embasadas em uma pesquisa em andamento, que visa investigar o cotidiano da Educação Infantil a partir de um olhar sobre as ações pedagógicas desenvolvidas em seu espaço educativo (Creche). Partindo do pressuposto de que a criança aprende brincando e convivendo em sociedade, deve-se entender qual a importância da Creche no ensino/aprendizagem infantil. A Educação Infantil é uma das fases mais importantes da educação, assim o trabalho pedagógico requer muita atenção e cuidado, sendo fundamental que as crianças pequenas sejam estimuladas a se desenvolverem de forma integral, pois, têm necessidade de explorar o mundo a sua volta, para conhecê-lo. A elaboração de uma proposta pedagógica nestas instituições de ensino deve ter como objetivo o desenvolvimento global da criança, proporcionando um ambiente rico de experiências, diversidades e cultura, assim deverá desenvolver atividades que envolvam a liberdade de movimentos, instigando a curiosidade pelo desconhecido. Nesta reflexão damos ênfase às ações pedagógicas no contexto da Educação Infantil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ação Pedagógica, Ensino/aprendizagem, Educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

OLGADO, M. D. da S., & TORSI, E. Ângela dos S. (2016). AÇÃO PEDAGÓGICA NAS CRECHES: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Comunicação Científica, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/1392

Edição

Seção

Capítulos