AQUISIÇÃO DA LEITURA: DESAFIOS ATUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Izadora Delgado da SILVA
  • Elizabeth Ângela dos Santos TORSI

Resumo

Neste texto procuramos refletir e investigar sobre questões relacionadas aos desafios de aprendizagem em leitura das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola Municipal de Juara - MT. Com o estudo desta temática, buscaremos repensar os desafios de aprendizagem de leitura, partindo do pressuposto que o/a professor/a conheça e respeite os níveis de desenvolvimento dos/as alunos/as, propiciando mediações indispensáveis para a construção do conhecimento e aquisição do processo de leitura na perspectiva do letramento. Nesse contexto, elencamos como central investigar como o/a professor/a tem compreendido os desafios de aprendizagens com relação a leitura, assim como, analisar as práticas pedagógicas de leitura no contexto escolar. Para tanto, propõe-se como metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa, através de questionários abertos e observações das práticas de leituras no contexto escolar. Por se tratar de pesquisa em andamento este resumo tem como intencionalidade apresentar reflexões que possam nos ajudar a compreender alguns aspectos de desafios de aprendizagem, mas o foco será no processo de leitura na perspectiva do letramento, pois se pretende repensar como tem sido as práticas e intervenções pedagógicas com relação a leitura no contexto escolar.

 

Palavras-chave: Desafios de Aprendizagem, Leitura, Práticas Pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

SILVA, I. D. da, & TORSI, E. Ângela dos S. (2016). AQUISIÇÃO DA LEITURA: DESAFIOS ATUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Comunicação Científica, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/1397

Edição

Seção

Capítulos