A LUDICIDADE E O ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÃO COTIDIANA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo traz a reflexão sobre o uso da ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que foi desenvolvida durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Pedagogia. Essa pesquisa surgiu em decorrência da participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ela teve como finalidade fazer a reflexão sobre as questões: Como integrar os recursos lúdicos nas aulas de matemática? Como utilizar jogos na aprendizagem matemática? Qual o papel do professor neste processo? Como objetivo geral, buscamos analisar os resultados que se obtém com a utilização dos recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de matemática em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse tema se deu ainda, com a intenção de mostrar quanto às aulas diferenciadas, com atividades lúdicas podem contribuir para o processo de construção do conhecimento a partir da aprendizagem significativa e para demonstrar que é possível trabalhar de forma diferenciada em sala de aula, utilizando-se a ludicidade, para tornar o ensino da matemática mais prazeroso, aumentando a motivação e o interesse dos alunos. Este trabalho foi desenvolvido através do levantamento bibliográfico, principalmente, em Angel (2009), Kishimoto (1999), Smole (2007) e Starepravo (2009), entre outros. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública do município de Novo Horizonte do Norte e, para isso, utilizamo-nos da pesquisa-ação, através da observação participante, onde trabalhamos os conteúdos do sistema monetário brasileiro integrado com a desenvoltura na comunicação oral, em forma de projeto de aprendizagem do minimercado e da propaganda dos produtos. Na sequência, os dados coletados receberam tratamento de caráter qualitativo e o método de investigação e análise foi o indutivo. Entretanto, neste artigo não traremos o relato completo sobre a prática realizada durante a pesquisa de campo, mas sim, traremos a reflexão sobre o uso da ludicidade em sala de aula e os benefícios da inserção dessa prática em sala de aula. Obtivemos como resultado da pesquisa, a compreensão de que a inclusão de atividades lúdicas nas aulas, tanto de matemática, como integradas a outras disciplinas, é favorável ao processo de aprendizagem, podendo ser trabalhadas, desde cedo, com as crianças que estão começando a desenvolver suas capacidades matemáticas e de linguagem, a partir da maturação do raciocínio lógico-matemático e de comunicação.
Palavras-chave: Educação Matemática, Jogos Educativos, Ensino e Aprendizagem.