CAPOEIRA NA ESCOLA E O PRECONCEITO COM A MULHER

Autores

  • Marcieli Moreira Paulino dos SANTOS
  • Lisanil da Conceição Patrocínio PEREIRA

Resumo

Este texto é um fragmento do projeto de TCC do Curso de Pedagogia e versa sobre a capoeira e o preconceito contra a mulher nesse universo a princípio tido apenas como masculino. A capoeira foi criada no Brasil em meados do século XVI pelos negros trazidos da África para aqui serem escravizados. Pelo fato dos escravos oriundos da África sofrerem constantemente agressões físicas por parte dos senhores de engenho e capatazes os mesmos começaram a observar os animais do mato em suas batalhas com isso como quaisquer tipos de lutas eram proibidos nas senzalas esses escravos usavam ritmos, movimentos, danças e batuques de suas origens para disfarçar uma luta, por meio de suas forças físicas esses escravos usavam braços, pernas, cotovelos, ombros e cabeçadas como proteção contra seus donos e agressores, dando surgimento assim a capoeira. Ao longo da sua história a capoeira contribuiu com a resistência dos negros e o hoje tem contribuído para minimizar o preconceito na escola graças a Lei 10.639/2003. Atualmente a capoeira é um esporte globalizado e afro-brasileira que nasceu dos escravos, enquanto as maiorias das modalidades oferecidas no âmbito escolar vêm das culturas europeias e norte-americanas, as quais se denominam como cultura de movimento da classe dominante branca. A capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e é um esporte que sofre muito preconceito pelo fato de ter sido criada por escravizados no início da história do Brasil e ter sido desenvolvida nas senzalas, ainda por muitos opressores é conhecida como, uma forma de manifestação da marginalidade.

Palavras-chave: Gênero; Educação; Cultura; Capoeira

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Publicado

08/08/2017

Como Citar

SANTOS, M. M. P. dos, & PEREIRA, L. da C. P. (2017). CAPOEIRA NA ESCOLA E O PRECONCEITO COM A MULHER. Revista De Comunicação Científica, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/2224

Edição

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