O DESENHO COMO ESTRATÉGIA MOBILIZADORA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Leonardo de Medeiros CARLOS
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA

Resumo

Este artigo é parte da monografia realizada durante o curso de Pedagogia. Trata-se de um trabalho de pesquisa que tem como objeto a Educação Ambiental. Assumimos a perspectiva da representação das produções dos estudantes dos anos iniciais de uma escola pública do município de Porto dos Gaúchos-MT, assim, buscamos como as crianças identificam, através dos desenhos e outras formas textuais, alguns apontamentos de compreensão acerca de posturas e atitudes inerentes a EA e a forma de bem viver. O desenho foi a ferramenta pedagógica da investigação e o no desenvolvimento da pesquisa utilizamos como proposta metodológica a abordagem qualitativa envolvendo a pesquisa-ação. Percebemos que as crianças compreendem o que é lixo, que se preocupam com o meio ambiente e com a vida das pessoas e outros seres vivos. Na Escola Municipal de Porto dos Gaúchos, os estudantes demonstram em seus desenhos atividades de coleta de lixo e expressam também na escrita seus sentimentos, ou seja, demonstram, a representação destes resíduos em suas vidas.

Palavras chave: Educação Ambiental; Desenho, Percepção.

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Publicado

08/08/2017

Como Citar

CARLOS, L. de M., & FERREIRA, W. A. de A. (2017). O DESENHO COMO ESTRATÉGIA MOBILIZADORA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista De Comunicação Científica, 2(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/2226

Edição

Seção

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