PROPOSTA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: MATERIAIS PEDAGÓGICOS E LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA JUPORIJUP

Autores

  • Reginaldo de OLIVEIRA
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA

Resumo

O presente artigo relata parte da pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia. A pesquisa foi realizada na aldeia Tatuí junto ao povo indígena Kayabi, no município de Juara, na Terra Indígena Apiaká – Kayabi. Este artigo tem como objetivo abordar os significados da língua materna na escola, considerando a percepção dos/das professores/as. Na primeira parte do artigo destacamos a conquista pela educação específica e diferenciada, na segunda parte nos referimos às percepções de professores/as sobre a língua materna na escola e a compreensões da mesma por parte dos educadores na sua função social e cultural. Já na terceira parte, apresentamos materiais didáticos da língua materna e bilíngue existentes e que são trabalhados no contexto escolar. O instrumento técnico de pesquisa utilizado para esta construção foi a entrevista aberta e os sujeitos da pesquisa foram 03 professores da comunidade escolar que trabalham com a disciplina de língua materna da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Juporijup. Os principais autores que fundamentaram esse artigo foram Gersem (2006) e RCMI (1998). 

Palavras-chaves: Educação Diferenciada, Língua Materna na Escola, Cultura.

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Publicado

2017-08-08

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

PROPOSTA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: MATERIAIS PEDAGÓGICOS E LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA JUPORIJUP. (2017). Revista De Comunicação Científica, 2(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/2227

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