MENINAS NEGRAS E O COTIDIANO NA ESCOLA
Resumo
Este artigo é decorrente da pesquisa referente ao Trabalho de Conclusão de Curso elaborado durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, concluído pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Esta pesquisa teve como objetivo principal levantar e compreender o cotidiano das meninas negras em uma escola pública no Município de Juara-MT. E os objetivos específicos que serão tratados neste artigo, são os seguintes: Observar as situações vivenciadas pelas meninas negras dentro do ambiente escolar; Identificar se as meninas negras são incentivadas por meio da ação pedagógica assumida pela escola a valorizar sua cor/raça. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa utilizamos, principalmente, os seguintes autores: Henriques (2001), Jaccoud & Beghin (2002), Andrade (2005), Cavalleiro (2010), Gomes (2005), Munanga (2004), dentre outros. Os dados que trazemos aqui foram coletados através da observação em uma sala de aula, entrevista com a diretora, coordenadoras pedagógicas e professoras e o grupo focal desenvolvido com as meninas negras da sala observada. A pesquisa mostra como os professores, coordenadores e direção da escola pesquisada trabalham com a lei 10.639/03, no espaço escolar e nas salas de aula. Conseguimos perceber através desta pesquisa, que as meninas negras passam por diversas situações de preconceito dentro da escola por serem negras e, que a questão da discriminação racial não tem sido trabalhada adequadamente neste espaço. Portanto, compreendemos que os professores necessitam de formação específica sobre a questão das relações raciais, e assim, serem sensíveis a essa situação e conseguirem se envolver mais no processo de educação de todos os integrantes da comunidade escolar, chegando à extinção do racismo na escola e em nossa sociedade.
Palavras-chave: Educação, Racismo, Meninas Negras.