LITERATURA INFANTIL: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA CRECHE

Autores

  • Kaliandra Silva TOSSI
  • Sandra A. CAVALLARI

Resumo

A literatura enquanto forma de conhecimento assume um papel informativo e que abre as portas do saber, estimula o leitor, propicia conhecimento. O objetivo do artigo é: analisar como ocorre as práticas pedagógicas do professor utilizando a Literatura Infantil, e suas concepções sobre a contação de histórias ser um instrumento de ensino aprendizado. E o objetivo especifico é compreender como os autores discutem a Literatura Infantil enquanto instrumento de ensino aprendizado. O trabalho propõe conhecer um pouco da teoria sobre o genro literário contação de histórias. Os objetivos do trabalho contribuirão para responder aos questionamentos da pesquisa: Como os professores compreendem a Literatura Infantil enquanto uma ferramenta de ensino? Quais são e como ocorre a utilização dos instrumentos pedagógicos na contação de histórias? Com que propósito ocorrem a contação de histórias em sala de aula?  O lócus de pesquisa será uma creche municipal de Juara – MT., instrumento de pesquisa questionário. Abordagem da pesquisa qualitativa, sendo os professorxs sujeitos da pesquisa. O ato de ler e contar histórias para crianças proporciona a experimentação das emoções e angústias dos personagens, estimulando o desenvolvimento intelectual, relacionando o real com o imaginário, de forma que permita resolver conflitos/questões que vem sendo enfrentados no presente e no futuro. A aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo da criança acontecem à medida que interage socialmente, possibilitando a geração de novas experiências e conhecimento, elaborando e se apropriando culturalmente. É o momento da contação de histórias na educação infantil que a criança tem a possibilidade de socializar os acontecimentos vivenciados por elas.
 
Palavra-chave: Estímulo/ aprendizado. Ludicidade. Autoconfiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2005.

BRASIL. Mendes, Lopes, Karina Rizek Roseana Pereira, Faria, Vitória. Barreto, Líbia de organizadoras. Livro de estudo: Módulo II Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância 2005.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. A literatura Infantil. Visão Histórica e Crítica. 6. ed. São Paulo: Global. COSSON, Rildo, 2007.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 17. ed. Editora Paz e Terra, 2001.

LUDWIG, Rafael. A educação lúdica como processo mediador de aprendizagem. Cuiabá: Ed. KCM, 2006.

SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade.

SOSA, Jesualdo. A literatura infantil. Tradução de James Amado. São Paulo: Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

TOSSI, K. S., & CAVALLARI, S. A. (2018). LITERATURA INFANTIL: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA CRECHE. Revista De Comunicação Científica, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3092

Edição

Seção

Resumos Expandidos