LITERATURA INFANTIL: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA CRECHE
Resumo
A literatura enquanto forma de conhecimento assume um papel informativo e que abre as portas do saber, estimula o leitor, propicia conhecimento. O objetivo do artigo é: analisar como ocorre as práticas pedagógicas do professor utilizando a Literatura Infantil, e suas concepções sobre a contação de histórias ser um instrumento de ensino aprendizado. E o objetivo especifico é compreender como os autores discutem a Literatura Infantil enquanto instrumento de ensino aprendizado. O trabalho propõe conhecer um pouco da teoria sobre o genro literário contação de histórias. Os objetivos do trabalho contribuirão para responder aos questionamentos da pesquisa: Como os professores compreendem a Literatura Infantil enquanto uma ferramenta de ensino? Quais são e como ocorre a utilização dos instrumentos pedagógicos na contação de histórias? Com que propósito ocorrem a contação de histórias em sala de aula? O lócus de pesquisa será uma creche municipal de Juara – MT., instrumento de pesquisa questionário. Abordagem da pesquisa qualitativa, sendo os professorxs sujeitos da pesquisa. O ato de ler e contar histórias para crianças proporciona a experimentação das emoções e angústias dos personagens, estimulando o desenvolvimento intelectual, relacionando o real com o imaginário, de forma que permita resolver conflitos/questões que vem sendo enfrentados no presente e no futuro. A aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo da criança acontecem à medida que interage socialmente, possibilitando a geração de novas experiências e conhecimento, elaborando e se apropriando culturalmente. É o momento da contação de histórias na educação infantil que a criança tem a possibilidade de socializar os acontecimentos vivenciados por elas.Palavra-chave: Estímulo/ aprendizado. Ludicidade. Autoconfiança.
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Referências
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