RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO FORMATIVO DOCENTE A PARTIR DO CEFAPRO DE JUARA/MT

Autores

  • Andrey Batista da Silva SILVA
  • Giovana da Silva REIS
  • Giovane Martins PEREIRA

Resumo

Este texto discute relações étnico-raciais no contexto juarense/MT com olhar específico para a formação de professores e para as escolas públicas. Mostra que do ponto de visa da legislação vigente, desde a Constituição Federal de 1988, da Lei de Bases e Diretrizes (LDB) houve avanços nas discussões, mas isso não significa, e tampouco podemos afirmar nesse estudo, que a discriminação e o preconceito etnorracial diminuíram. Um dos maiores demarcadores da tentativa de mudanças na educação escolar em vista da superação do preconceito foi a Lei 10.639/2003, mas que ainda precisa ser implementada e aceita por parte de gestores educacionais e professores. Apontamos, portanto o desafio de pensarmos a educação integral, como formação humana para não ficarmos reféns das disciplinas compartimentadas, quando usadas como escudo para não discutirmos questões de etnia/raça e gênero, como se as temáticas da vida não dialogassem com as especificidades das disciplinas. Para o avanço da temática antiracista, o texto pontua como fundamental a articulação da formação de professores, seja por meio do Cefapro, seja na Universidade, com os movimentos sociais que lutam em prol dessa questão. Por fim, as questões etnorraciais precisam continuar sendo discutidas em todos os âmbitos da sociedade e nós, educadores (as) precisamos cumprir esse papel dentro e fora das instituições.
 
Palavras-chave: relações étnico-raciais; escola; cefapro; educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Oficio de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasilia: MEC, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Brasília: ANCA, 2004. (Edição especial).

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O desafio da diversidade. In: ______; ______ . (Orgs). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 13-33.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MATO GROSSO. Secretaria de Educação e Cultura. Política de formação dos profissionais da educação básica de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC, 2010.

RIBEIRO, Flávia Gilene Ribeiro; JESUS, Lori Hack de. A influência da formação na identidade de professoras negras. XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. 2013. p. 18795 – 18804. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/13240_6292.pdf. Acesso em 02 fev. 2018.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 32. ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

SILVA, A. B. da S., REIS, G. da S., & PEREIRA, G. M. (2018). RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO FORMATIVO DOCENTE A PARTIR DO CEFAPRO DE JUARA/MT. Revista De Comunicação Científica, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3093

Edição

Seção

Capítulos