UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Autores

  • Marciano Coleta LEAL
  • Luiz Carlos CHIEREGATTO

Resumo

No que se refere ao ensino de Ciências e aulas práticas, principalmente em Ciências, Biologia e Matemática, ainda há um longo caminho a percorrer. Em vista disso, e buscando contribuir para mostrar a importância do espaço laboratorial escolar, o presente trabalho visa elaborar um diagnóstico frente à presença desses espaços em escolas, bem como os resultados obtidos quando se há essa interação, podendo ser considerado o tripé no processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, neste artigo, refletimos sobre questões de âmbito educacional, mais especificamente, a importância da interdisciplinaridade, aliada a inserção de novas tecnologias, no ensino, sobretudo quando se pensa as práticas de laboratório para o ensino de Ciências e Matemática. Essa reflexão nos permitiu concluir que tratar dessas questões de âmbito educacional abre para pensarmos, também, em resultados estatísticos que dizem sobre o desempenho dos alunos em nível nacional, uma vez que a prática do laboratório das referidas áreas possibilita maior envolvimento e engajamento do aluno, enquanto um sujeito que inicia uma constante busca pelo saber.  
 
Palavras-chave: aluno, ensino-aprendizagem, práticas de laboratório, professor.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

LEAL, M. C., & CHIEREGATTO, L. C. (2018). UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. Revista De Comunicação Científica, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3096

Edição

Seção

Capítulos