A ESCOLA COMO PALCO PARA UTOPIAS

Autores

  • Yandra de Oliveira FIRMO
  • Maria da Anunciação Pinheiro BARROS NETA

Resumo

Neste trabalho objetivamos compreender como as narrativas autorais, por meio do sociodrama3, podem contribuir para uma educação democrática, favorecendo a fruição do encontro, criatividade, interconectividade, consciência crítica e aprendizagem, tendo como protagonistas, alunos da educação básica. Realizamos esta investigação, por meio da concepção de educação como prática de liberdade de Paulo Freire e o método do sociodrama criado por Jacob L. Moreno. Indagamos de que maneira pode se considerar o sociodrama e suas narrativas, uma metodologia para pesquisa em Educação. Uma ação pedagógica intertranscultural que se fundamenta no ideário de uma educação crítica, democrática e libertadora, ou seja, contra opressores e mecanismos de opressão que impedem o jovem de ser protagonista de si no mundo mediante suas próprias experiências vividas.
 
Palavras-chave: Educação Básica; Sociodrama; Educação Libertadora.

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Referências

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Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ESCOLA COMO PALCO PARA UTOPIAS. (2018). Revista De Comunicação Científica, 4(1), 29-44. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3270