JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E MIGRAÇÃO NO ASSENTAMENTO P.A. VALE DO ARINOS/JUARA/MT

Autores

  • Aly Kelly Alice dos Santos CARVALHO
  • Isaura Isabel CONTE

Resumo

O Projeto de Assentamento P.A Vale do Arinos está localizado no Estado de Mato Grosso, aproximadamente há 180 km da sede do município de Juara e nele estão localizadas as duas comunidades existente no projeto, Assentamento Bom Sucesso e, Japuranã. Esse trabalho foi desenvolvido por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo realizada nos dois Assentamentos, entre 2017 e 2018, e enfoca a migração da juventude e a Educação do/no Campo da atual escola da comunidade. Analisamos os fatores que contribuem para a permanência ou não da juventude no campo e os sonhos dos moradores em vista de um futuro melhor para os seus filhos/as. Destacamos que a migração não ocorre como uma decisão fácil e rápida, e tem acontecido devido a falta de estrutura local e políticas públicas mais amplas que garantiriam uma vida melhor no campo.    
 
Palavras-chave: Juventude; Migração; Educação do/no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART Roseli Salete; MOLINA Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude do Campo. In: CALDAR, Roseli Salate et all. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro e São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 437-444. DEERE, Carmen; LEÓN, Madalena. O empoderamento da mulher. Direitos à terra e direitos à propriedade na América Latina. Tradução de Letícia Vasconsellos Abreu, Paula Antinolfi e Sônia Gehering. Porto Alegre: Ufrgs, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

CARVALHO, A. K. A. dos S., & CONTE, I. I. (2018). JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E MIGRAÇÃO NO ASSENTAMENTO P.A. VALE DO ARINOS/JUARA/MT. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 45–56. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3271

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)