SILENCIAMENTOS ROMPIDOS: AS VOZES DE MULHERES NEGRAS SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO CAPILAR

Autores

  • Andresa Fernanda Almeida FLOR
  • Lori Hack de JESUS

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de transição capilar de mulheres negras no município de Juara-MT, as causas e os resultados. A pesquisa de campo se deu através de entrevista com cinco mulheres negras que passam ou passaram pela transição capilar, que aceitaram romper o silêncio a respeito da estética capilar. Nesta perspectiva, elas romperam com o silêncio, ofereceram resistência ao sistema de opressão, buscaram se conhecer, aceitaram o seu jeito de ser e, consequentemente, valorizaram o fato de ser negra, o pertencimento racial. Percebemos que estão acontecendo movimentos de mulheres negras, incentivando umas às outras, para que elas sejam aquilo que elas querem ser, sem considerar o padrão de beleza imposto, sem opressão. Destacamos a busca do conhecimento do próprio corpo e do cabelo e a valorização de suas características raciais como forma de superação.
 
Palavras-chave: Mulher Negra; Identidade Negra; Valorização do Cabelo Afro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Maria Cristina. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2009.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquetude no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.

BUITONI, Dulcília Helena Schroeder. Imprensa Feminina. 2 ed. São Paulo: Ática, 1986.

CARVALHO, de Ossagô Ricardo. A construção da Identidade brasileira a partir de Gilberto Freyre. 2014 [revista online] disponível em: acesso em 24 de outubro de 2018.

DOMINGUES, Petrônio José. Negros de almas brancas? A ideologia do branqueamento no interior da comunidade negra em São Paulo, 1915-1930. Afro-Asiáticos, ano 24, nº 3, 2002.

ELTIS, David. Primeiras viagens negreiras. 22 jul 2016. [revista online]. Disponível em: <http://www.geledes.org.br/primeiras-viagens-negreiras> acesso 01 abril. 2018.

GAFFO, Bethânia. As mulheres no sistema patriarcal do Brasil do século XIX. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGHS, VI; SEMANA DE HISTÓRIA, XIII; ENCONTRO DAS ESPECIALIZAÇÕES EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, I ? Memórias, Linguagens e Identidades. Anais. Londrina, set. 2012. v. 3. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/mesthis/Evento2012AnaisPosStrictoSenso.pdf> acesso em 05 de novembro de 2018.

GIACOMINI Sonia, Maria. Mulher e escrava, uma introdução histórica ao estudo da mulher negra no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1988.

GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. São Paulo: USP, 2002.

__________. Educação, Identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo negro. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf> acesso em 17 de outubro de 2018.

__________. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2003. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.og.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/10/corpo-e-cabelo-como-s%-C3%-ADmbolos-da-identidade-negrapdf> acesso em 03 de novembro de 2018

IBASE. Cotas raciais, por que sim? 3. ed. Rio de Janeiro: Ibase, 2008.

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. Normas sociais e racismo: Efeitos do Individualismo Meritocrático e do Igualitarismo na Infra Humanização dos Negros. 2002. Disponível em acesso em 15 de abril de 2018.

MALACHIAS, Rosangela. Cabelo bom, cabelo ruim. 1. ed. São Paulo: Ministério da Educação, 2007.

OLIVEIRA, Idalina Maria Amaral de. A ideologia do branqueamento na sociedade brasileira. 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1454-8.pdf> acesso em 29 de abril de 2018.

PASSOS, Augusto Luiz. O EU E O OUTRO NA ESCOLA: contribuições para incluir a história e a cultura dos povos indígenas na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Aculturação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/aculturacao.htm> acesso 01 abirl. 2018.

SILVA, Luiz. Coleção percepção da diferença, negros e brancos na escola/Moreninho, pretinho e neguinho. Vol 3. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal,1983.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

FLOR, A. F. A., & JESUS, L. H. de. (2018). SILENCIAMENTOS ROMPIDOS: AS VOZES DE MULHERES NEGRAS SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO CAPILAR. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 83–101. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3274

Edição

Seção

Artigos