ATUAÇÃO DA VEREANÇA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA E A COMPREENSÃO DE SUA FUNÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Florice Emídio dos SANTOS
  • Michel de ANDRADE

Resumo

Por meio deste texto mostramos a compreensão sobre atuação dos vereadores no Município de Juína/MT, no exercício de sua função pública. Objetivamos identificar se todos os vereadores sabem da sua função na Câmara Municipal, além de analisar o papel da vereança diante da administração pública em averiguar os projetos e, se estão adequados com os princípios da administração pública tendo como norte a compreensão da gestão pública na utilização dos recursos públicos.  Para tanto, utilizamos de abordagem qualitativa da pesquisa, com aplicação de entrevistas para demonstrar os fatores determinantes que levam a atuação da vereança e a sua função no município. Destacamos como relevante que a gestão pública precisa rever a atuação dos servidores públicos, principalmente nas áreas da saúde e da educação, envidando esforço da gestão pública para a transparência.
 
Palavras-chave: Vereança; Câmara Municipal de Vereadores; Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Manual de direito administrativo. 25. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JUÍNA, Projeto de Resolução N.º 004/2016. Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Juína, Estado de Mato Grosso. Disponível em < http://sapl.juina.mt.leg.br/sapl_documentos/materia/41> Acesso em 08 de ago. de 2017

LIMA, Paulo Daniel Barreto. Excelência em Gestão Pública. Recife: Fórum Nacional de Qualidade, 2006.

MAZZA, Alexandre. Manual de direito administrativo. 3. ed. São Paulo: Saraiva 2013.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RÊGO, Eduardo de Carvalho. Breves anotações sobre o Processo Legislativo Municipal: reflexões a partir do modelo catarinense. Publicado em 02/2015. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/35988/breves-anotacoes-sobre-o-processo-legislativo-municipal> Acesso em 12 de maio de 2018.

RIBEIRO, Paulo Silvino. Qual é a função do vereador?. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-vereador.htm>. Acesso em 05 de ago. de 2017.

SALDANHA, N. O poder constituinte. São Paulo: RT, 1986.

SILVA, José Afonso da. Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros,1989.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

SANTOS, F. E. dos, & ANDRADE, M. de. (2018). ATUAÇÃO DA VEREANÇA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA E A COMPREENSÃO DE SUA FUNÇÃO PÚBLICA. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 112–123. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3279

Edição

Seção

Artigos