UM ESTUDO DA CULTURA E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES A PARTIR DA SEMIÓTICA

Autores

  • Carine KAUFMANN
  • Cláudia BATTESTIN
  • Janaina CORÁ

Resumo

A escrita deste artigo consiste em apresentar a possibilidade de trabalhar com uma teoria semiótica no estudo da cultura e nas práticas educativas escolares. Objetivou-se analisar, se a cultura e a educação, por serem fenômenos de significações e produção de sentido, fornecem elementos para serem analisadas através dessa ciência e dos seus meios de representação. A pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, está fundamentada principalmente em conceitos propostos por Charles Sandes Peirce e Ferdinand de Saussure. A intenção é possibilitar esclarecimentos sobre alguns conceitos básicos e específicos que envolvem essa ciência, bem como, indagar novos pesquisadores e educadores a pensarem a cultura e a educação pelas lentes semióticas.

Palavras-chave: Semiótica. Educação. Cultura.

Referências

DUARTE JR., João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.

EPSTEIN, Isaac. O signo. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 1991.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Introdução a Semiótica. São Paulo: Paulus, 2017.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Editora Cultrix, 1993.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org); HALL, Stuart; WOODWARD, Kayhryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2019-05-11

Como Citar

KAUFMANN, C., BATTESTIN, C., & CORÁ, J. (2019). UM ESTUDO DA CULTURA E DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES A PARTIR DA SEMIÓTICA. Revista De Comunicação Científica, 5(1), 7–21. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3663

Edição

Seção

Artigos