REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • William James VENDRAMINI

Resumo

Aqui apresentamos reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula pelos professores da Escola Estadual do campo “Dom Francisco de Aquino Correa”, abordando as metodologias diferenciadas ou de intervenção, que por vezes são conhecidas, mas precisam receber adaptações devido as peculiaridades que a escola dispõe. As práticas contribuem com reflexões sobre o cotidiano do ensino de geografia na área rural, sobretudo para a necessidade da formação continuada.

Palavras-chave: Reflexões. Práticas Pedagógicas. Intervenção. Ensino de geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Censo demográfico 2010 - Agregado de setores censitários dos resultados do universo. v. 5, região Centro-Oeste. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2013. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em: 02 de março de 2018.

CÂMARA, G.; Souza, R.C.M.; Freitas U. M.; Garrido, J. C. P. Spring: Integrating Remote Sensing and GIS with Object-Oriented Data Modelling. Computers and Graphics, Dordrecht/NL, v. 15, n. 6, p. 13-22, 1996.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

____________. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003.

____________. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

CARVALHO, M. I. Fim de século: a escola e a Geografia. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2004. (Coleção Ciências Sociais).

GUIMARÃES, A. M. Indisciplina e violência: a ambigüidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

LAKATOS, E. M.; & MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica Editora Atlas, 8 ed. São Paulo, 2017. 320p.

MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís; MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

SIMIELLI, M. E. R.. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

REGO, Nelson; SUERTEGARAY, Dirce Maria; HEIDRICH, Álvaro. O Ensino de Geografia como uma hermenêutica instauradora. In: REGO, Nelson et al (orgs.). Um pouco do mundo cabe nas mãos, geografizando em educação o local e o global. P A: UFRGS, 2003, p. 275-310.

Downloads

Publicado

2019-05-11

Como Citar

VENDRAMINI, W. J. (2019). REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista De Comunicação Científica, 5(1), 22–33. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3664

Edição

Seção

Artigos