DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO LEVE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Edi Ronei Anacleto SILVA
  • Ilso Fernandes CARMO

Resumo

O presente trabalho aborda a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas regulares tendo como foco o autismo. Busca-se com este artigo mostrar por meio de pesquisas bibliográficas a importância da inclusão dessas crianças nas escolas. Dentro das pesquisas realizadas, os resultados apresentados segundo os autores, que as crianças mesmo estando matriculados no ensino regular com todo acompanhamento pedagógico do professor regente, muitas das crianças autistas não desenvolvem suas habilidades na leitura e escrita. E que os docentes encontram muitas dificuldades para trabalhar com criança autista, apresentando pouco conhecimento sobre a deficiência, e com isso sentem-se despreparados para alfabetizar esses alunos. 

Palavras – chave: Inclusão, Autismo, Despreparados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEREOHFF, Ana Maria P. Autismo, uma visão multidisciplinar. São Paulo: GEPAPI, 1991.

BEREOHFF, Ana Maria P; LEPPOS, Ana Lúcia e FREIRE, Helena Vasconcelos. Considerações técnicas sobre o atendimento psicopedagógico do aluno portador de condutas típicas da síndrome do autismo e de psicoses infantojuvenis. Brasília: ASTECA, 1994.

BÉNARD DA COSTA, A. Promoção da educação inclusiva em Portugal. Fundamentos e sugestões. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2006.

BRASIL. Constituição Federal Brasileira, 1988. Brasília: Senado federal, 1988.

BRASIL. LDB. Leis Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de Discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. DECRETO Nº 3298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, Dispõe Sobre a Politica Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Consolida as Normas de Proteção, e da Outras Providencias.

BRASIL. Declaração de Salamanca. Princípios, política e prática em educação especial. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEEP, 2001.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Resolução CNE/CEB nº 2/2001, Brasília: MEC/SEEP, 2001.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 07 de janeiro de 2008.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual, v. 10. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO Público de São Paulo. Cartilha: direitos da pessoa autista. São Paulo: Edepe. 2011.

CARDOSO, Marilene da Silva. Aspectos históricos da educação especial: da exclusão a inclusão uma longa caminhada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

CAVALCANTE, Meire. Inclusão: A sociedade em busca de mais tolerância. Nova Escola, São Paulo, n. 196, p. 164, out 2006.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Revisada e ampliada. Rio de Janeiro. Nova Fronteira,2001.

FERREIRA, W. B. Inclusão x exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. São Paulo: Summus, 2006.

FONSECA, Vítor da. Tendências futuras da educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MANTOAN, Maria Tereza Égler. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Ed. SENAC, 1997.

__________________. Uma escola para todos e com todos: o mote da inclusão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

PERRENOUD, P. La pédagogie à l´école dês différences. Paris: ESF, 1995.

PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. São Paulo: Summus, 2006.

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. São Paulo:Summus, pp. 299-318, 2006.

Downloads

Publicado

2019-05-11

Como Citar

SILVA, E. R. A., & CARMO, I. F. (2019). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO LEVE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Comunicação Científica, 5(1), 34–45. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3665

Edição

Seção

Artigos