DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE ALUNOS TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI).
Resumo
Este texto tem como escopo destacar estudos centrados em Crianças que frequentam escolas onde se apresentam como corporeidade que expõe em seus movimentos características de transtornos conhecido como TEA (Transtorno do Espectro Autista) e DI (deficiência intelectual). A partir do momento que nos referimos ao Ser como corporeidade estamos reconhecendo o corpo de forma integral como um todo sem subdivisões dualista de corpo como: corpo e mente; corpo e alma; corpo afetivo cognitivo e motor.Palavras-Chave: Criança especial, corpo, educação.
Downloads
Referências
ALVES, Fátima (Org.) Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união. Rio de Janeiro: Wak, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica / Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação.19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
LE BOULCH, Jean. Introdução a Psicocinética. Tradução: Horácio F. Lisboa: Semente 1997.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 42 ed. Petropólis-RJ: Vozes, 2018.
MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação. N. 7. 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
REICH, W.. Análise do caráter. (M. L. Branco, & M. M. Pecegueiro, Trads.). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.
SANTIN, Silvino. Educação Física: Uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: UNIJUÍ, 1987.
SILVA, Micheline. MULICK, James A. Diagnosticando o Transtorno Autista: Aspectos Fundamentais e Considerações Práticas. Psicologia ciência e profissão, 2009, 29 (1), 116 – 131. Disponível em:. Acesso em: 18 de jan. 2017.