CONTANDO COELHOS E GALINHAS PELOS PÉS
Resumo
Nesse relato de experiência, contaremos, através de dois exemplos, um pouco de nossa inquietação e como encaramos o ensino de matemática, meramente escolar, com o qual lidamos. Apontaremos para questões, típicas da educação matemática crítica, que poderão inaugurar uma nova forma de olhar para o processo de ensino e aprendizagem de matemática.Palavras Chaves: Ensino. Matemática. Ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HEFEZ, Abramo. Aritmética. 2 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016. (Coleção PROFMAT).
MORGADO, Augusto césar; Carvalho, Paulo César Pinto. Matemática Discreta. 2 ed., Rio de Janeiro: SBM, 2015 (Coleção PROFMAT).
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia; São Paulo: Papirus, 2001.
___________. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Aldi Nestor. De quando a matemática é um engodo In <http://www.adufmat.org.br/portal/index.php/comunicacao/logos/item/3655-dequando-a-matematica-e-um-engodo-aldi-nestor-de-souza> Data de acesso: 07/02/2019.