OS SABERES DA CERIMÔNIA DO BATISMO MBYÁ QUE POSSIBILITAM A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA DAS DANÇAS INDÍGENAS DA ESCOLA

Autores

  • Cátia Pereira DUARTE
  • Paula da Silva PIRES
  • Beleni Salete GRANDO

Resumo

A partir das leis governamentais de 2008 para valorizar o respeito à diversidade das culturas brasileiras, professores procuram conhecer o patrimônio material e imaterial dos indígenas a fim de reconstruir suas práticas pedagógicas. Com estímulo das pró-reitorias de Pesquisa, Ensino, Extensão e Comunicação, a realidade de professores de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII é incomum e é deste lugar que queremos descrever o que aprendemos com os guarani Mbyá da aldeia de Araponga, durante sua cerimônia de batismo, realizada em janeiro de 2019.
 
Palavras-chave: Cerimônias Indígenas. Interculturalidade. Dança Escolar.

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Referências

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Publicado

2019-05-11

Como Citar

DUARTE, C. P., PIRES, P. da S., & GRANDO, B. S. (2019). OS SABERES DA CERIMÔNIA DO BATISMO MBYÁ QUE POSSIBILITAM A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA DAS DANÇAS INDÍGENAS DA ESCOLA. Revista De Comunicação Científica, 5(1), 143–148. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3674

Edição

Seção

Relatos de Experiências