MULTILETRAMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Mileide Terres de OLIVEIRA
  • line Fernanda Ventura Sávio LEITE
  • Pamela Cristina Silva SOUZA

Resumo

Com o avanço da tecnologia, por meio das informações e comunicações digitais houve um entrelaçamento de estudos, entre tecnologia e o multiletramento em que oferece diversas formas de trabalhar o mesmo texto, unindo as mídias e tecnologias digitais. Este trabalho possui o objetivo de apontar o conceito de Multiletramento e Tecnologia da informação e comunicação para sua utilização na prática pedagógica do docente. Assim, por meio da Pesquisa Bibliográfica realizada em livros e revistas acadêmicas buscou-se coletar os dados referente a temática abordada. Conclui-se que o Multiletramento e a Tecnologia da informação e comunicação proporciona ao docente dinamizar sua aula por meio do trabalho com os mais diversos textos, seja eles verbais ou não verbais, aliados ao mundo digital.

Palavras chave: Multiletramento; Tecnologia digitais; Docente;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, l998.

COSTA, C. J. Modelos de educação superior a distância e implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação. 2007, v. 15, n. 2, p. 09-16. Disponível em: <http://www.bre.org/pub/index.php/rbie/article/view/63/53> Acesso em: 05 mar. 2016.

COX, K. K. Informática na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 87)

DELORS, J. Um tesouro a descobrir. (relatório para a Unesco da comissão Internacional sobre educação para o século XXI). São Paulo: Editora Cortez, 1999.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. 14ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

OLIVEIRA, M. T. de, LEITE, line F. V. S., & SOUZA, P. C. S. (2021). MULTILETRAMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista De Comunicação Científica, 6(1), 28–36. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5166

Edição

Seção

Artigos