PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leticia Bazzi do Nascimento BALBUENA
  • Ronilson Farias Majjione Balbuena BALBUENA
  • Edevaldo Aparecido SOUZA

Resumo

Os jogos lúdicos na escola como método de ensino traz benefícios a todos, estudantes e professores, proporcionando o desenvolvimento da aprendizagem, no sentido de ser prazeroso, responsável e comprometido com o ato de aprender. A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano seja profissional como pessoal. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi apresentar uma proposta lúdica em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Boa Esperança”, localizada no município de Curvelândia-MT pautado na disciplina de Geografia. As atividades foram realizadas com mapas geográficos e contou com a colaboração da escola e do professor regente da disciplina, cujas atividades aplicadas e resultados positivados estão relacionados ao uso do lúdico como material didático.

Palavras-chave: Ludicidade, Geografia, Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Rozinei Pereira de; FACHINI, Margarida Peres. O lúdico e as interações homem-natureza no ensino da geografia. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2131-8.pdf. Acesso em: 06/06/2012.

BRONDANI. D. S; ORTIZ A. C. M. Práticas lúdicas no ensino da geografia em escolas de ensino fundamental da cidade de Restinga Sêca-RS. Conclusão de Curso (Monografia em Geografia) Restinga Sêca/RS, 2010.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um Conceito-Chave de Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia – conceitos e temas. 5 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

FEIJÓ, Olavo Guimarães. Corpo e movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: Shape, 1992.

FURLAN, Sueli Angelo; SCARLATO, Francisco Capuano. Encontro Estadual de Geografia: Anais... XXI Encontro Estadual de Geografia, Caxias do Sul, junho de 2001/ Associação Brasileira de Geógrafos; HEIDRICH, Álvaro Luiz; MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. Ed. EDUCS, Caxias do Sul (Orgs.), 2002.

KRAEMER, Maria Luiza. Lendo, brincando e aprendendo. Campinas: Ed. Autores Associados. 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUDWIG, Rafael. A educação lúdica como processo mediador de aprendizagem. Cuiabá: Editora KCM, 2006.

NASCIMENTO, Leticia Bazzi. O Lúdico no ensino de geografia: Relato de Experiência. Conclusão de Curso (Monografia em Geografia) . Cáceres/MT, 2012.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS. Santa Marli Pires dos. Brincoteca: A criança o adulto e o lúdico. 2 Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

SUESS, Rodrigo Capelle; SILVA, Alcinéia de Souza. A perspectiva decolonial e a (re)leitura dos conceitos geográficos no ensino de geografia. Revista Geografia: Ensino e Pesquisa, vol. 23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/35469/html. Acesso em: 10/08/2020.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

BALBUENA, L. B. do N., BALBUENA, R. F. M. B., & SOUZA, E. A. (2021). PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Comunicação Científica, 6(1), 37–48. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5167

Edição

Seção

Artigos